12 de maio de 2004

A DITADURA MOSTRA A CARA

A expulsão do repórter do New York Times do Brasil desmascara o governo Lula, que assume a caratonha da ditadura civil, que vigora atualmente graças às medidas provisórias, ao arrocho da política econômica, à imobilização da mídia, ao sucateamento dos direitos trabalhistas e ao poder ilimitado do coronelato dos grotões, os mesmos que usam escravos num país onde a falta de oportunidades irradia irresistível destaque para a possibilidade de ascensão social via loteria, mais uma ilusão da qual se beneficiam poderosos do poder legal e criminalizado.

RARO EMPREGO - O cinismo com que a Rede Globo está mapeando os nichos de emprego no Brasil é de estarrecer. Um dos locais onde sobra emprego é em Uberlândia, notória pela presença de monopólios atacadistas. Outra esperança são os lugares de muita soja, produto subsidiado desde seu início, na época da ditadura militar-civil, e que ganha status de coisa fina num país que não planta trigo e precisa importar a matéria-prima da, digamos, Argentina. Mais um nicho são os cargos públicos federais, com ênfase para o Banco Central, que pode pagar até dez mil reais para um funcionário. Pudera! Para ser o que é, um instrumento da exclusão financeira da população, paga-se muito bem. Ou seja, nos locais onde há monopólio ou subsídio do governo, tem emprego. E o resto do Brasil? Os 20 por cento de desempregados em São Paulo? Os milhões de excluídos do Nordeste, centro, sul, oeste, noroeste, estibordo, bombordo? Não tem emprego porque não temos economia soberana. Trabalhamos para pagar os juros das dívidas e os honorários do estamento, o poder da ditadura civil, que arranca os tubos do couro da população com inumeráveis mordomias.

VENDIDOS - O mais impressionante das reações à matéria do New TYork Times - que levantou uma lebre que não levou ninguém, nenhum repórter do Brasil, a verificar se é verdade ou não - é a confusão que se faz entre imprensa e estado. Chico Caruso, por exemplo, fez uma charge no Jornal Nacional tirando um sarro do Bush, que cobraria a bebida de Lula enquanto puxava um iraquiano poelo pescoço. Imprensa, em país civilizado, nada tem a ver com o governo, o poder - estou falando em imprensa, e não na CNN. Pois parece que a imprensa americana não pode criticar Lula porque os Estados Unidos invadiram o Iraque. Mas que asneira monumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário