4 de junho de 2004

A TRAIÇÃO DA APARÊNCIA


Caíram em cima de Ronaldo porque estaria "gordo". A resposta foi uma performance magnífica. O estranho é ter gente dizendo que ele de jeito nenhum está gordo, apenas ganhou massa muscular. Por que não plantai batatas, ó ditadores da aparência? Foucault adverte que esse tipo de terror nasce na medicina.

ESPELHO - Jamais alguém fará a indelicadeza de chamar aquele médico famoso de careca, apesar de o próprio engrossar o coro dos que fazem pressão sobre gorduras, tabacos, açúcares etc. Calai a matraca, ó escultores nazistas. Olhai-vos no espelho. A humanidade é assim mesmo: diversa, a maior parte "detonada". Basta olhar qualquer agrupamento humano, sarado ou não. Somos assim, por isso somos maravilhosos.Uma comédia inglesa disse que o pesadelo desta época serão os caixões com esqueletos e os silicones intactos. A imperatriz Sissi tinha tanto pavor da gordura que pesava 42 quilos e sofria de inúmeros problemas de saúde. Passava dias comendo apenas laranjas, como informa hoje no Estadão J.A. Dias Lopes. Era infeliz até o osso. A aparência de cada um é o que os outros notam. Você mesmo, dentro de você, tem a sua imagem, a sua privacidade. Pois sempre tem um boi corneta te avisando a idade, o peso, o cabelo. Num ambiente profissional, um desses algozes veio notar que meu cabelo estava assim ou assado. Era a maneira de me desqualificar diante da equipe, fingir uma falsa intimidade para poder me escullhambar. Mandei-o rigorosamente àquela parte, bem alto, para que escutassem. Se alguém te faz um elogio, tome cuidado. Em todo elogio está contido um esculacho. O certo, o civilizado, é não comentar a aparência de ninguém. Acreditem, aquelas pessoas muito bonitas também sofrem com esse tipo de assédio, pois a toda hora alguém está comentando esse detalhe, deixando de lado o que existe de mais importante. Aparência é para os íntimos. Quem não faz parte do convívio profundo, apenas do relacionamento social e profissional, cala a boca nesse item. Sairá ganhando.

NATUREZA - Olho a natureza. O que ela tem de esplendorosa? Exatamente a diversidade. Hoje, no vasto céu do entardecer, nuvens que pareciam borrões de um pintor que passou várias vezes a pátina na tela gigantesca, me encantaram com essa revelação. Fazem dias sombrios, de chumbo. O céu parece saído de uma fábrica. De repente, o sol aparece e temos o contato com o vento bom, as sombras claras, as plantas sacudindo-se todas, felizes por estarem vivas. Na areia sem fim, o cachorrinho que nunca tinha visto o mar se deslumbra com a quantidade de espaço e corre para todos os lados, farejando e olhando sem parar. Os animais nos ensinam a ser diferentes. A nos encantar com o planeta terra.
No fundo, tudo é muito simples. Basta entender a numerosa oferta de água, terra, sol e estrelas que temos por todo o lado. O país precisa redespertar para o quem tem de belo, e de verdadeiro, longe dos filminhos publicitários e da imposíção dos corpos sarados que só servem para gerar frustração. Pois o que vemos de corpos sadios na televisão é pura juventude, essa época em que tudo dá certo fisicamente, é só não fazer besteira. Pois usam a mocidade para impor produtos, medos, horrores. Longa vida a quem tem pouca idade, que está próxima da idéia de eternidade. Cabe aos veteranos admirar sem invejar, e gostar de continuar inteiros.

RETORNO - Neste fim de semana, o programa Leituras, da TV Senado está dando uma dica sobre Universo Baldio. Já foi ao ar sábado às nove e trinta, irá ao ar neste sábado às 20 e trinta e amanhã, domingo, às vinte horas. Mauricio Melo Junior faz um programa raro na TV, só sobre livros, um exemplo que deveria se espalhar por todas as redes de televisão. É só tirar alguns minutos de mídia interna, aquele massacre sobre os próprios programas, que sobraria espaço para 30 minutosd semanais sobre uma atividade que está explodindo. O que esperam que aconteça? Que os livros caiam, por pressão do volume, para dentro dos programas de auditório? No lugar da boçalidade onipresente, teríamos algo diferente: autores e livros com suas falas. Bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário