6 de novembro de 2004

AGENDA CHEIA


O longo exílio acabou. Neste novembro, vou bater um pouco o bumbo. Anuncio nesta edição o que vou aprontar por esses dias. Conto, como sempre, com a atenção e a torcida dos amigos. Para os eventos programados, a presença de cada um será mais do que uma honra, uma alegria.

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - O anúncio oficial está assim:

Dia 13 de novembro de 2004, sábado
17h30min
Universo baldio (Francis/W11 Editores)
Mesa - Literatura
Local: Sala Multiuso - Memorial do Rio Grande do Sul
Participantes: Nei Duclós, Tailor Diniz, Marco Celso Huffel Viola

Convidei Tailor Diniz, romancista e jornalista de primeiro time, por ser um dos resenhistas que rompeu o cerco e na revista Aplauso publicou primorosa resenha sobre meu romance de estréia Universo Baldio. Aproveitei para fazer uma celebração e convidei meu poeta favorito, Marco Celso Viola, aquele cara que me levou para a praça em 1969, onde nestes dias está sendo realizada mais uma Feira do Livro, já tradicional em Porto. Lá expusemos os poemas da praça. Vamos comemorar 35 anos dessa loucura, feita em plena ditadura e que foi o primeiro contato com o público, que parava para ler nossos poemas escritos em pincel atômico (lembram-se?) em cartolinas. Dessa exposição partimos no mesmo ano para o livro mimeografado Tombam os primeiros homens nos trigais (verso de Celso), que trazia, além dos nossos versos, contos de Mariza Scopel.. Somos portanto anteriores à chamada geração mimeógrafo, que só foi detectada pela universidade nos anos 70. Por que não fazemos parte dessa geração? Perguntem aos professores. No evento, uma pessoa escolhida por Celso irá declamar alguns poemas nossos. Será um debate, um encontro, um resgate. No mesmo evento, Marco Celso enfim lançará seu livro Poemas para ler em voz alta (edição do Autor). Será também o fim do exílio do grande poeta oculto, o que ficou à parte de todas as igrejinhas e vidinhas literárias. Um Rimbaud brasileiro, o cara que nasceu poeta e nada o desviará desse caminho.

TV SENADO - Está anunciado: O programa Leituras desta semana, da TV Senado, produzido e apresentado pelo jornalista Maurício Melo Júnior, traz o escritor Nei Duclós, que estréia como romancista com o livro Universo baldio. Dividida em duas partes, a obra destaca, através de um resgate histórico, a década de 70, o clima de tensão vivido na época da ditadura. No ar: Sábado, 06/11, às 9h30 e 20h;Domingo, 07/11, às 20h30.
Maurício fez essa entrevista na Bienal do Livro de Sampa, em abril deste ano. Ele passou em frente à estande da W11 e eu o abordei. Dei-lhe os parabéns por ser o responsável pelo único programa inteiramente dedicado aos livros na TV brasileira. Mauricio é uma pessoa maravilhosa, receptiva e democrática, e já deu uma nota sobre meu trabalho no programa. Agora vai a entrevista completa, que deve ter uns vinte minutos.

DIÁRIO CATARINENSE - No Caderno Donna, do Diário Catarinense, publico meu artigo mensal de página inteira, que logo em seguida à publicação reproduzo aqui no Diário da Fonte, como sempre faço. Será neste domingo, dia 7 de novembro. O Diário tem sido um maravilhoso veículo, que me abriu as portas e me trata com o maior respeito e carinho. Fico feliz e agradecido por essa recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário