27 de setembro de 2005

TODOS CONFEREM



O atacante consegue fazer o gol. Segundo os comentaristas, ele foi lá e "conferiu". No pênalty a mesma coisa. O cara chutou, marcou, é porque ele conferiu. Enlouqueceram todos? O verbo tomou conta das mentes humanas, como um vírus vindo do espaço. Você não é um espectador, você é um fiscal, está sempre conferindo. Você não revê a jogada, você faz uma auditoria, vê se aquilo é aquilo mesmo, está conferindo. No próximo bloco, você poderá conferir o que anunciamos agora. Você ainda não viu a reportagem, mas já está sendo convidado para conferir dali a alguns minutos. Quando o que foi anunciado for para o ar, você não terá o privilégio de ver, já que estará ocupado no ofício de fiscalizar. Pode ser turismo, política, catástrofe. Você confere. Todos repetem isso, como num pesadelo.

MENTIRA - Ninguém rompe com o hábito, todos se entregam a uma conferição sem limites. As apresentadoras e dores piscam o olho convidando-o ao verbo recorrente. Fazem assim um sinal para dizer que você é importante, participa com seu escrutínio para não deixar nenhuma dúvida sobre nada. Tudo o que eles divulgam está sujeito assim ao ato do público ficar conferindo, dando foros de verdade ao que todos sabem, nem precisa conferir, é pura mentira. Só que a mentira, de tanto ser repetida, e de tanto passar, de maneira falsa, pelo crivo do espectador, soa como verdade (o pobre do espectador é um expectante, não confere nada). O troço foi conferido, ou então está exposto ao ato de conferir, portanto deve ser sério. Não é. Toda vez que mandam você conferir, puxe a sua Lugger. Carregada.

PSIU - Os puros do PT debandam, a maioria para o PSOL. São culpados. Não conferiram o que faziam das suas posições, de suas purezas, de suas virgindades. Deixaram que as quadrilhas tomassem conta do partido, dos governos. Fecharam os olhos para os fisiologismos. Deixaram que os ditadores expulsassem os militantes. Calaram, aceitaram, na ilusão de que tinham tomado o poder para transformar o país. O país transformou o partido. Agora refugiam-se em outro nicho, para continuar pontificando de maneira arrogante. Enquanto isso, o PT torna-se o novo PDS. Fica assim ao lado do PP, PMDB, PSDB e usa o PC do B para tomar conta do Parlamento. O PT é o novo centrão, cheio da grana. Para isso derrotaram o Brizola, ludibriaram o Brizola, desmoralizaram o Brizola, riram do Brizola, excluíram o Brizola. Foi para isso que destruíram o Brizola: para se locupletarem no centrão bem fornido da política fisiológica. Psiu, PSOL: não adianta nada, vocês são o PT de ontem, a mesma coisa. Um monstro inventado pela ditadura civil para erradicar o Brasil soberano. Psiu, PSOL: o Brasil já fez sua revolução francesa, foi a de 1930. Já houve a recondução dos Bourbon ao poder, foi 1964. Estamos em pleno Napoleão III, a História repetida como farsa do governo petista. Psiu, PSOL: estamos em pleno 18 Brumário de Karl Marx. Vocês serão amanhã o PT de hoje, como são hoje o PT de ontem. O que há na política é a reacomodação da canalha: todos mudam de lugar na dança das cadeiras para tudo continuar como está. A direita já fez isso e está bem acomodada no tucanato, no pefelismo e no pepismo. Agora é a vez da esquerda. Tudo farinha do mesmo saco. Tudo uma covardia só.

DESPEDIDAS - Nesta época de trevas, todos morrem, numa representação do quanto perdemos. Miguel Arraes, Apolônio de Carvalho, Ronald Golias: o Brasil se despede. Ficamos nós, os medíocres, enterrando o gênio, como disse Darcy Ribeiro no velório de Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário