16 de abril de 2006

ARMADILHA POLÍTICA





Está tudo pronto para as eleições presidenciais de 2006. A ditadura já apresentou seus dois candidatos principais, que se revezam no noticiário, com eventuais entradas dos considerados nanicos pelas pesquisas. A imprensa vai a reboque, porque a imprensa pertence aos bancos e o sistema financeiro é o principal interessado na manutenção desta falsa democracia que garante seus lucros indecentes. Cuidado, não ataque os tucanos senão você será considerado conivente com os corruptos. Cuidado, não ataque Lula senão você será considerado de direita. É de uma tosca simplicidade, mantida a ferro e fogo pelo regime, que além da corrupção precisa da violência para ficar de pé. Atacar prédios de luxo faz parte do serviço mafioso de amedrontar os formadores de opinião, entre eles até secretários de estado, que ficam com as calças na mão quando um dimenor levanta a arma na direção deles. Na tempestade de merda que se abate sobre nós, a argumentação acadêmica a favor do horror é cada vez menos qualificada, como comprova o texto de Sergio Lírio, da Carta Capital.

VALE TUDO - Diz o sociólogo da Facha, Faculdades Integradas Helio Alonso, ao comentar o vício que jornalistas têm agora de chamar Lula de populista: "O termo descreve um período singular de países latino-americanos: substituição de importações, incorporação controlada de massas ao mercado de trabalho, criação de direitos sociais e surgimento de líderes carismáticos pela via eleitoral. Fora desse contexto, seu emprego é mero recurso retórico esvaziado de conteúdo. Serve apenas como propaganda ideológica". Ou seja, só vale o conceito que eles inventaram, para destruir o trabalhismo, claro, e colocar esse marionete do capital no poder. Pois é o oposto: populismo é o termo inventado pela direita para desqualificar líderes populares que a enquadraram (e por isso foram derrubados e mortos); é também o conceito que eles usaram para enganar o povo via contrafações de liderança como Jânio Quadros. E agora professor? De volta à produção livre de pensamento ou vai ficar atrelado às palavras ditadas por interesses?

TOC TOC - Nunca tinha ouvido falar na tal Facha, que é do Rio de Janeiro. O dono da coisa, professor Helio Alonso, respondeu assim a uma pergunta da Folha , que abordou o atual escândalo de o ensino ser 62% privatizado: "Teríamos, primeiramente, que analisar qual seria o papel do ensino superior nos últimos anos. Durante muito tempo se pensou que o ensino superior teria como finalidade preparar para o mercado. Realmente, quando alguém procura uma faculdade ou universidade é porque quer ingressar, qualificadamente, no mercado de trabalho, que é cada vez mais disputado. Mas esse conceito mudou um pouco. Hoje o curso superior prepara a pessoa, o cidadão". Ou seja, não há limites para a cara de pau. Ocorre exatamente o contrário: a universidade pública brasileira foi concebida para preparar o cidadão e a privataria educacional só pensa no mercado. Eles dizem essas coisas e saem lampeiros, impunes.

YUAN - Uma pequena nota da Folha Online diz tudo sobre o que significa dólar barato no Brasil, ou a tal valorização do real: "O governo americano vem fazendo pressão sobre a China para permitir uma valorização mais acelerada do yuan, alegando que a moeda chinesa, mantida artificialmente subvalorizada em relação ao dólar, prejudica a competitividade dos produtos americanos nos mercados internacionais. O governo chinês, por sua vez, já respondeu que irá permitir a valorização do yuan segundo suas próprias condições econômicas". Agora entendi tudo. A China impõe sua vontade para os americanos, nós baixamos as calças.

TROCADALHO - O programa da CUT, que tem como título o trocadalho Repercute, é propaganda ostensiva do governo Lula. Em horário nobre, aos sábados, pela Band, ontem uma autoridade pedia mais alguns anos de poder para "consolidar" as políticas públicas culturais. Aí aparece o Gilberto Gil, com aquela cara metida de intelectual a serviço da ditadura civil, dizendo que o repasse de verbas agora é mais horizontal, porque antes era mais concentrado em meia dúzia. Duvido que os ataques à gestão Gil, com Ferreira Gullar se destacando nas críticas, sejam infundados (nem vamos mencionar a baixaria entre o ministro da Cultura e o Helio Costa, da Comunicação; lembrar isso seria motivo para emporcalhar o domingo). Portanto, dizer isso assim no más é pura propaganda do governo em ano eleitoral. Já citei aqui o caso de Patrus Ananias, que no tal Repercute ficou um tempão fazendo propaganda explícita do governo. "Os tucanos fazem o mesmo!" dirão os ofendidos defensores do petismo. Pois ambos estão errados. Cacete! Ninguém se livra dessa armadilha política?

AMORES - Como alternativa, aí vem a Heloisa Helena, que pagou o maior mico no programa do Gilberto Barros falando de seus amores e conquistas, o Enéas, que é o falso nacionalismo de ultra-direita, o Garotinho, eterno presente no Canal Livre, da Band (não há limites?)e nem sei quem mais. Haja.

RETORNO - 1. Por que a foto do Norman Mailer neste post? Porque ele é o autor da frase profética: "Vem aí uma tempestade de merda". Acertou na mosca: os EUA, além de ensanguentarem o Iraque, estão loucos para repetir a dose no Irã. Eles não aprendem, perdem todas, mas insistem. É porque eles são criados pelo cinema americano, suibsidiado pelo Pentágono. Acreditam mesmo que são especiais e que fazem tudo para merecer aquelas musiquinhas ao fundo, nas imagens fundidas sempre com a bandeira estrelada tremulando. A mesma bandeira que serve de esquife para quem volta num saco plástico. A profecia de Mailer serve para o Brasil. 2. Sobre o Repercute, lembro aquele lider sindicalista gaúcho dos radialistas, segundo me contou um veterano, que gritou para a platéia no meio de um discurso: "Isso tudo recuperte muito mal. Recuperte ou não recuperte?" E a massa, em uníssono: "Recupeeeeeerte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário