20 de dezembro de 2006

OS MELHORES DE 2006





Minha lista anual já é tradição aqui no Diário da Fonte. Chegou a hora de fazer o balanço dos principais acontecimentos culturais, sob a ótica da preferência pessoal, da estratégia de inclusão e da banana que costumamos dar a tudo o que é lugar comum, idéia fixa, ou certezas graníticas. Uma lista sincera, inspirada pelo que conseguimos enxergar neste período que está se encerrando, quando nos voltamos sobre nossas vidas com o olhar atento de quem sabe o quanto temos ainda o que fazer. Vamos aos destaques.

POESIA

A imitação do amanhecer, de Bruno Tolentino.
O assombroso livro que devolve a poesia brasileira a seu esplendor clássico foi o maior acontecimento cultural do ano. Tudo nesse livro é solene, perfeito e admirável. Bruno, já anunciava Wagner Carelli no início do século, é o maior poeta do Brasil. Uma constatação que decidi colocar mais duas outras preferências minhas, que são Ferreira Gullar e Mario Chamie.

Viver a paixão de cada passo, de Marco Celso Huffel Viola.
O Grande Poeta Oculto nos deslumbra com seu talento , ritmo, música e contundência. Temperado por décadas de reflexão e recolhimento, Marco Celso diz a que veio, para provar que a fonte generosa de onde jorra o poema jamais poderá ser banida, interrompida ou desmoralizada. Uma diversidade poética que abarca desde o hai-cai ao poema épico, desde a poesia de amor ao dilacerado canto das ruas, desde a trova até a modernidade.

O menos vendido, de Ricardo Silvestrin
Um livro que é filosofia pelo que entende da palavra, é proposta pela enorme conjugação de vetores da poesia brasileira, é reportagem pelo convívio criativo com os contemporâneos, e é só poesia pela nudez com que convoca o leitor. É muita coisa num livro só, que se lê como se estivesse viajando de trem.

ROMANCE

Ensaio do Vazio, de Carlos Henrique Schroeder
Minimalista, enxuto, mortal: o romance que nos tira do sério e revela o fundo do poço onde a cabeça do Brasil está enfiada.

CRÔNICA

André Falavigna, do Espaço Literário do Comunique-se.
Costumam comparar André Falavigna a Nelson Rodrigues, mas André é um autor incomparável, que solta o verbo sem dono por vários assuntos e funciona como um novo furacão literário que ainda vai dar muito o que falar.

CONTOS

Tranversais do Tempo, de Tailor Diniz.
Histórias assustadoras de um escritor que agora se revela noir, mas que sempre teve o principal: talento de sobra e esmerada técnica narrativa.

EDITORAS

Alegoria, de Porto Alegre
Uma pequena editora urdida em silêncio e que surge de sopetão trazendo de cara vários lançamentos com autores consagrados, como Affonso Romano Santana, Adélia Prado e Arnaldo Antunes, além de revelar autores como Aline Isaia (sócia da editora) e de trazer de volta Marco Celso Huffel Viola.

Letras Brasileiras
A pequena editora catarinense tomas vulto este ano multiplicando seu catálogo, diversificando seus títulos e trazendo boa ficção com escritores como Jackzam Kaiser, Eliziario Goulart e Werner Zots.

Bertrand Brasil
A editora carioca, que faz parte do grupo Record, e tem como diretor editorial o escritor Paulo Bentancur, avança na praça com inúmeras obras de autores como Fabrício Carpinejar, Tailor Diniz , Miguel Sanches Neto, Carlos Nejar, entre muitos outros.

CINEMA

Zuzu Angel, de Sergio Rezende.
Um filme que é resgate e denúncia, nos devolve o Brasil soberano, assassinado pela ditadura e eleva o nível da cinematografia brasileira da retomada.

As cartas do domador, de Tabajara Ruas.
Filme que vi no copião, é disparado um dos melhores filmes dos últimos tempos e será grande destaque em 2007. Como vi este ano, entra nesta lista. Destaque para a cena da chibata, protagonizada por Miguel Ramos, o maior ator do Brasil.

EVENTOS

Feira do Livro de Porto Alegre
A explosão anual da cidade da cultura tudo costura em dias de grande alegria de convívio entre autores e leitores. Imbatível como clima, proposta e perspectiva.

Reativação da Academia Uruguaianense de Letras
Numa terra que tem busto de poeta na praça, a Aul, que tem como presidente a escritora Vera Molina, concentra os talentos de uma região que luta pela sua inclusão cultural no cenário cultural contemporâneo.

BLOGS

Novaklaxon
Um blog sobre literatura, Eduardo Sanmartin, que resgata o grande poeta Emanuel Medeiros Vieira e o escritor Eduardo Sanmartin, autor de vários livros e que estava sumido da rede, poderá se transformar num acontecimento cultural em 2007.

Renato Modernell
O escritor de Rio grande acerta a mão e o passo num blog instigante e criativo, em que aborda assuntos variados sempre com a mesma poderosa força de quem veio de longe e sabe onde quer chegar.

Evanildo da Silveira
Revelação do ano: o blog jornalístico de Evanildo já começa a fazer estrago, repercutindo na rede, devido ao seu forte teor informativo, com reportagens importantes, bem escritas e bem apuradas.

ORKUT

Orlando Lago
O poeta cria a comunidade Poesia e Luz e dá um banho de como fazer cultura no site de relacionamento.

REVISTAS VIRTUAIS

Cronópios, de Edson Cruz.
Melhor revista cultural nacional, é uma enciclopédia de criação literária que merece ser visitada todos os dias.

Sagarana, de Julio Monteiro Martins
A melhor revista cultural do mundo continua firme, em Lucca, na Itália, nos colocando diretamente em contato com o que há de mais importante na produção contemporânea.

RETORNO - 1. Esta lista poderá ser ampliada nos próximos dias, conforme eu for lembrando.2. Imagem de hoje: Werner Schünemann e Tarcisio Filho no elenco de "As cartas do domador", de Tabajara Ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário