3 de maio de 2007

NEI DUCLÓS NO CÍRCULO DE LEITURA


LITERATURA

NEI DUCLÓS NO CÍRCULO DE LEITURA

O Círculo de Leitura, que acontece hoje, às 17h, no Espaço Cruz e Sousa da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), tem o jornalista e escritor Nei Duclós, autor entre outros, de No Mar Veremos e O Refúgio do Príncipe, como convidado especial da sua 24ª sessão. (Notícia publicada hoje, quinta-feira, dia 3 de maio, no caderno Variedades do Diário Catarinense)


"No Círculo, o convidado especial e os participantes discutem informalmente sobre livros que estejam lendo no momento. Nei Duclós, por exemplo, está mergulhado em uma antologia de contos de Joseph Conrad. Ao mesmo tempo, ocupa-se das leituras de A Sereia do Luminoso, de Ricardo Peró Job; Pesadelo Refrigerado, de Henry Miller; e O Ventre da Baleia, de Javier Cercas.

O autor, que afirma estar muito honrado com o convite, irá abordar a importância da leitura e o porquê as pessoas devem ler.

- A leitura é a imaginação. Nela você está livre para imaginar os personagens, os lugares. É diferente do filme, que reflete a interpretação do diretor, do produtor. A leitura abre as comportas, ela cultiva a liberdade de espírito - afirma Nei Duclós.

No caso da sociedade, ele acredita que a leitura liberta o espírito da imposição das falas corporativas, políticas, econômicas. Recomenda que as pessoas se distanciem das leituras facilitadas, pois ela exige um pouco de dificuldade e esforço.

- É importante ser um leitor assíduo. As pessoas precisam se dedicar a um autor ou literatura que se interesse - diz.

Nei Duclós atuou em alguns dos principais veículos de comunicação do País e é colunista do DC."

RETORNO - Imagem de hoje: dia vento na praia de Ingleses, no primeiro de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário