7 de agosto de 2007

OS PRECURSORES NÃO EXISTEM



Ninguém está “à frente do seu tempo”. Se o cara conseguiu ser modernista antes de 1922, como aconteceu com Monteiro Lobato, então o modernismo já existia com ele, ponto. Não é preciso esperar o evento da Semana para reconhecer Lobato como um "precursor". Em Urupês, ele rompeu com o linguajar português e ajudou a instaurar a brasilidade na nossa literatura. O tempo estava com ele. Em todas as manifestações ocorre a mesma coisa. Tenho visto filmes de Bette Davis. É uma atriz completa, mais "moderna" do que um saco de estrelas atuais. Estava “à frente do seu tempo”? Claro que não.

Toda geração esgota seu arsenal de criações. Como nascemos zerados, ficamos eternamente a redescobrir o que já foi feito. E nos surpreendemos que “já naquela época” (outra expressão execrável) existia gente lúcida sobre todos os domínios da arte. Enfrentavam as mesmas dificuldades. Deixaram um legado, que nos ajuda a entender como funciona o Tempo.

O que garante a permanência não é badalação conquistada em vida, mas a coragem de enfrentar a decadência e a morte. Sermos criaturas datadas é a maior fonte de perenidade, quando aceitamos essa evidência. Ninguém pode “evoluir” de uma geração para outra. Existe a morte no meio, não é mesmo? Esse é um tema já explorado aqui no DF, mas é preciso insistir, pois o evolucionismo mal resolvido está muito impregnado nas atuais modas obscurantistas (disfarçadas de vanguarda do pensamento).

Uma das perversidades intelectuais da nossa época é a entrega de cérebros prestigiados à aparente eternidade da opressão imperial. Alguns intelectuais franceses estão causando estrago defendendo a política de Bush. Quando a direita vence uma atrás da outra, é comum existir defecções de cabeças privilegiadas, que transformam suas dúvidas em arsenal ideológico a favor da opressão. Trata-se de uma tragédia, pois a insurgência, o ato de manter-se firme em algumas evidências (uma delas é que o capitalismo teve um nascimento e terá fatalmente uma morte) é uma espécie de corrida de revezamento.

Nada a ver com evolucionismo. Você passa o bastão para o seguinte e o espírito alerta das nações fica sempre em confronto com a crueldade que domina o mundo. Se houver entrega por parte de quem se formou na oposição ao domínio, a máquina de reinventar o mundo fica emperrada. Por isso há grande responsabilidade dos intelectuais. É preciso clarear as águas. Muitas vezes o pensamento aparentemente evoluído serve aos ditames da violência. Outras vezes, o que parece conservador possui a semente de uma solução. Tudo isso dá muito trabalho.

Fiquei encantado com Bette Davis no filme The Star (1952), sobre a estrela decadente que enfrenta a velhice e a marginalização dos estúdios (tema que chegou ao auge na obra-prima de Billy Wilder, Crepúsculo dos Deuses). Não é um filme inesquecível, mas Bette Davis consegue passar um recado poderoso. Você não é ator se esquece sua humanidade. No filme, ela resgata o que havia de humano soterrado nela. A corrida final em direção à pessoa amada, cena tão repetida milhões de vezes no cinema, ganha com Bette Davis uma dimensão maior, quando seu corpo corre para os braços de quem estava ao seu lado e ela não percebia. Fosse outra atriz, medíocre, não funcionaria.

CONSCIÊNCIA, ANO 10 - Recebo de Miguel Duclós a seguinte correspondência: “O Site Consciência está completando 10 anos agora em Agosto. Os primeiros textos, que ainda constam na nossa atual seção de "Textos Introdutórios" foram escritos no final de julho de 1997 e o site foi lançado no início do próximo mes daquele ano, no provedor gratuito Geocities.com - que naquela época ainda não pertencia ao Yahoo e oferecia 1MB de espaço de hospedagem. Um ano depois o site já havia crescido e registramos um domínio próprio, o consciencia.org .

Em 2000 passamos a ser hospedados pelo projeto Cybershark.net , que hoje tem um servidor dedicado. Hoje, na era da "web 2.0" ainda nos mantemos como um dos principais websites de filosofia do Brasil. São milhares de visitas por dia e milhões acumuladas, e nos orgulhamos de incontestavelmente termos contribuído para a formação de muitos estudantes nos países de língua portuguesa. Além disso, outros sites culturais fazem parte deste projeto. Centenas de textos bem escritos do escritor Nei Duclós, sobre os mais variados assuntos podem ser lidos em http://www.consciencia.org/neiduclos

O site tem se consolidado como um canal de publicação de artigos e trabalhos por parte parte da comunidade acadêmica de filosofia, com dezenas de colaboradores publicados!"

RETORNO - 1. Imagem de hoje: Bette Davis. 2. Ao longo do dia, vou fazendo alguns acertos no texto. Frases confusas, pensamentos que ficam intricados, parágrafos sem sentido são assim modificados para tudo fluir naturalmente. Quando arriscamos opinião própria, é comum que nem tudo fique límpido como um dia de verão (quem nos dera, nesta altura do invernaço sem trégua!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário