28 de setembro de 2007

VIAGENS DA PALAVRA



Viajo neste sábado, dia 29, para um encontro em Porto Alegre no evento Porto Poesia , que já está rolando desde quinta-feira, envolvendo um grande de número de poetas. Vou a convite dos poetas Marco Celso Viola e Mario Pirata. A conversa será das 17 às 17h45, na sala Barbosa Lessa, quarto Andar do Centro Cultural Erico Veríssimo, rua dos Andradas 1223. A viagem à cidade da cultura tem o apoio de Clovis e Lais Heberle, anfitriões de primeira água, que me cercam de atenção e gentileza quando viajo para lá. E de Daniel e Carla Duclós, filho e nora, que também foram providenciais. E de meu irmão Elo Ortiz Duclós Filho, com sua força de sempre.

No encontro, vou dizer alguns poemas e falar sobre escritores que se foram e deixaram marca, como Caio Fernando Abreu e Dedé Ferlauto. Um livro inteiro de Dedé foi colocado no blog de Clovis Heberle, o Correcaminos. Este é o segundo blog de Clovis, em que ele reporta as inúmeras viagens que fez pelo mundo.

Também participo de um novo projeto da Livraria Roma e o Jornal Vaia. Junto com meu amigo eterno e múltiplo talento Claudio Levitan, estarei no sábado a partir das 18h30 no programa cultural "Duas vozes – música e literatura" . O objetivo é divulgar e debater a produção musical e literária brasileira contemporânea. O evento terá duração de aproximadamente uma hora e meia e será dividido em três etapas: comentários sobre a obra dos convidados e breve entrevista; leituras e comentários dos artistas sobre seus trabalhos e participação do público; pocket show com o músico/compositor convidado. A livraria Nova Roma está localizada na rua Gen.Câmara, 394(telefone 30134535), em Porto Alegre. E a entrada é grátis.

Ontem recebi enfim alguns exemplares de Diogo&Diana, pois a greve dos Correios tinha me deixado na mão, a ver navios, enquanto meu irmão Elo e meu filho Daniel já tinham comprado e comentado. A edição ficou primorosa e espero que os leitores se agradem dessa aventura que Tabajara Ruas e eu inventamos pela ilha de Santa Catarina afora.

No dia 4 de outubro vou autografar na Feira Intermunicipal do Livro de São José, aqui perto, no Continente, uma promoção da Câmara Catarinense do Livro, que na inauguração vai me outorgar a medalha do Mérito Escritor "Cruz e Souza". O presidente da CCL, José Vilmar da Silva, explica que essa é uma distinção "oferecida por ocasião das nossas Feiras do Livro, que destaca contribuições pessoais importantes em atividades de valorização e difusão do livro e da leitura ou formulação de políticas relacionadas com a educação". Será no Shopping Itaguaçu às 10h30 (cerimônia de abertura e medalha) e às 13 horas (autógrafos).

No dia oito de novembro vou participar de evento internacional na Feira do Livro de Porto Alegre, junto com Tabajara Ruas e o romancista mexicano David Toscana. No dia seguinte, dia nove, estarei em três eventos: mesa redonda sobre escritores fronteiristas, convidado que fui pelo escritor e professor Cícero Galeno Lopes; outra mesa redonda com Marco Celso Viola sobre poesia; e ainda um horário de autógrafos junto com o Taba.

É a vida de escritor que recomeça pelos eventos, divulgando nosso trabalho, criado aqui no isolamento, mas sintonizado com tudo o que há mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário