19 de outubro de 2007

DIREITOS HUMANOS


O helicóptero da polícia espingardeando até a morte dois fugitivos negros foi uma cena encarada pelas autoridades estaduais de segurança do Rio como necessária, pelo que vi no noticiário. Tiveram o merecido, não é mesmo? São bandidos, assim como os outros dez que se foram no mesmo dia. Claro que há o rescaldo: uma criança de quatro anos morta num tiroteio sem quartel entre policiais e traficantes. Agora tudo pode, está liberado. O povo quer sangue e os governos precisam atender a demanda. Desistiram de mentir sobre reestruturação, reforma, mais verbas, salários mais dignos. Abriram as comportas dos esquadrões da morte. Desde que seja uma “elite” policial encarregada de fazer o serviço, o negócio até que tem carisma.

Foi para o ar todo o trabalho minucioso e revelador de jornalistas como Caco Barcellos, que no livro Rota 66 provou com documentos pesquisados que a grande maioria das vítimas das matanças policiais era formada por inocentes. Ontem vi Caco com sua jovem equipe fazendo um primoroso Profissão Repóter, sobre a vida bruta que levam os brasileiros. O enfoque é positivo, destaca a resistência dos sobreviventes, a esperança possível, mas Caco jamais brincou em serviço. Não faz materinhas humanas babosas como acontece quase sempre, não explora a miséria, apenas reporta com competência e edita com sua sabedoria.

Sempre me perguntei de onde Caco tirava tanta coragem e desconfiei, vendo-o ontem dormindo, exausto, num ônibus lotado, trabalhando, no front, que ele jamais esquece esse Brasil que aborda. Taxista em Porto Alegre, Caco foi descoberto por Licinio Azevedo, editor de polícia da Folha da Manhã, de Porto Alegre. Repórter da pesada, abriu caminho no muque, se impondo como um dos melhores repórteres do país. Na Globo, matou a pau, sendo convocado para ser correspondente internacional. Como escritor, é deslumbrante: seu relato sobre a revolução na Nicarágua é um primor. E Rota 66 é uma aula de metodologia, tanto é que estudei esse livro na minha faculdade de História da USP.

Caco fez parte de um movimento grande pelos direitos humanos no Brasil, sucateados pela ditadura. Só que a expressão direitos humanos foi para o saco, pois virou moeda política sem valor. Distorceram a luta em defesa das pessoas e a transformaram, no imaginário, de tanto repetir a mesma mentira, em defesa de bandido, o que é de uma tragédia infinita. A morte dos direitos humanos é o sucesso da idéia da matança, que vingou na população enfurecida por tanta canalhice. No meio do rolo, despontam os novos coronéis urbanos, os protetores de mando e cutelo, que cobram pedágio da população para enfrentar traficantes e polícia. Estes são entronizados na nova novela da Globo, encarnados por Antônio Fagundes, o bonzão da fita.

A lei da selva, do cão, do mais forte: essa é a idéia de justiça no Brasil. Mas nem tudo está perdido: o ministro da Defesa até colocou farda!

RETORNO - Imagem de hoje: Favela, de Tarsila do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário