20 de novembro de 2008

QUINTANA: UMA CITAÇÃO ANTOLÓGICA


Ney Gastal - Três poetas da nova geração e do teu agrado?
Mario Quintana - Daqui dos pagos ? Ayala, Duclós, Nejar, Trevisan, em ordem alfabética.

Esse é o trecho em que sou citado, ao lado de outros três autores importantes, pelo grande poeta, numa entrevista a Ney Gastal, no Correio do Povo de Porto Alegre. A entrevista completa está neste link. O título do texto é Conta o poeta: “Incomoda quando ninguém se preocupa comigo”. É importante resgatar essa citação antológica. Na época, eu tinha lançado apenas um livro de poemas, Outubro, editado pelo Instituto Estadual do Livro, dirigido por Lygia Averbruck. Nesse livro, eu tinha feito um poema em homenagem a Mário, mas não havia colocado o nome do homenageado. Na organização do livro, que esteve a cargo de Claudio Levitan, Juarez Fonseca, Ida Duclós e Caio Fernando Abreu, foi exatamente Caio que me perguntou: "Bonito poema, para quem é?" Eu disse e ele foi no osso: "Por que você não coloca o nome do poeta no título? Foi o que fiz:

MARIO QUINTANA

Nei Duclós

Olhem o antipoda
olhem o animal da palavra
É um dinossauro na cidade de vidro
Borboleta branca na floresta queimada

Respeitem seu andar
e desconfiem com temor
da sua conversa fiada

Ele é o flagelo do Senhor
e vocês não sabem

Para fazer esse poema, me baseei na obra do poeta, especialmente a parte que menos chama atenção, que é sua contundência, sua profunda ironia (hoje é comum confundi-lo como um autor de auto-ajuda, ou de tiradas anedóticas). E também no ritmo e no jeito do andar de Mario, que palmilhava o centro de Porto Alegre, sentava nos bancos da Praça da Alfândega, quase sempre sozinho. Na época em que deu a entrevista, tinha completado 70 anos. Quem me enviou o recorte do Correio do Povo para São Paulo, onde eu já estava morando, foi Caio: "Este é o maior elogio da sua vida", escreveu ele, numa de suas várias cartas para mim.

É importante resgatar esse fato. É a jóia mais preciosa da minha fortuna crítica. Fui ungido pelo Mestre quando eu despontava para a vida de escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário