31 de março de 2009

MOTIVOS FÚTEIS



Nei Duclós (*)

Dispensados de interferir no principal, todos são empurrados para a futilidade das ações. Já que não se pode impedir que a especulação financeira gere recessão e desempregue em massa, cada cidadão assume o papel de um Legislador. Como os princípios e os valores seguem determinações legais ditados pelo voluntarismo, multiplicam-se, não os julgamentos, que isso dá trabalho, mas as execuções sumárias.

Por se sentir lesado na partilha do casal e se achando no direito de ficar com o filho mais tempo do que a Justiça determina, o ex-marido esfaqueia a mulher no banheiro. Como o funcionário demitido se sentiu injustiçado, ele pega a arma e aniquila com meia dúzia de colegas e seus chefes. Como as notas não iam bem e o rapaz foi para o banco no jogo decisivo, ele fuzilou 15 adolescentes.

Isso por parte da cidadania que se sente desamparada do Estado, da família e da sociedade. Por parte dos governos, vemos como empurrõezinhos geram carceragem, xingamentos ditos na hora do sufoco acabam em prisão inafiançável, uma suspeita de sonegação leva a uma reclusão de um século, enquanto dois tiros pelas costas significam liberdade para o assassino. O roubo de uma escova de dentes provoca a determinação de prender o meliante antes que ele roube, por exemplo, um hipopótamo, o que seria muito mais grave.

Desconheço estatísticas sobre roubo de girafas, leões marinhos, elefantes e avestruzes, que são animais difíceis de carregar, ao contrário de um mico leão dourado, que com seu jeito de gremlim pode ser confundido com casaco de pele de turista inglesa em fuga dos trópicos. Também não sei o que seria do criminoso que tentasse passar um camelo pelo buraco de uma agulha. Mas fatalmente não poderia ser preso por motivos fúteis, pois sabemos o quanto o planeta depende da preservação das espécies.

O que parece ser uma tendência cada vez mais aplaudida é a delação premiada. Egressos da Cortina de Ferro seriam recebidos por chuva de dólares se ajudassem a impedir que os russos cheguem antes a Marte. É preciso atrapalhar o perigo vermelho e dar tempo para que Silvester Stallone chegue ao Brasil para dar cabo de todos os terroristas hispânicos que se escondem nos contrafortes do pré-sal.

RETORNO - 1. Imagem de hoje: Maciço de Itaguaré, foto de Daniel Duclós. O país está cercado pela grandeza, mas não presta atenção no que importa. 2. (*) Crônica publicada nesta terça-feira no caderno Variedades do Diário Catarinense. 3. Blog não oficial sobre meu trabalho e vida já está bombando. Destaque para minha oculta "carreira" de ator no teatro e cinema (tudo documentado!). Não perca. 4. Um curso sobre jornalismo impresso a distância, da Universidade Federal de Santa Maria, escolheu meu texto "O que é reportagem" para ser estudado e debatido entre os estudantes. Agora descobri porque este post está sendo super visitado. Agradeço a preferência, mas pergunto aos professores: usar conteúdo para cursos universitários sem consultar o autor e sem remunerá-lo é uma boa decisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário