22 de outubro de 2009

AS PIORES EXPRESSÕES DA LÍNGUA


Elas são as piores pelo excesso de repetição. Como não há sinais de que serão abandonadas, vou destacá-las para que caia a ficha, haja simancol.

LIÇÃO DE CASA – O Brasil fez a lição de casa: superconcentrou mais a renda, alargou a bolsa esmola, paga tão bem os investidores estrangeiros que, em vez de baixar os juros, cobra pedágio, só para constar. Os empresários também fizeram a lição de casa: sucateados completamente, fecharam suas fábricas ou as entregaram aos chineses. O pessoal que roubou as provas do Enem também fez a lição de casa, só que foram reprovados assim mesmo.

SAIA JUSTA – Marmanjos horrendos com cara de furúnculo são tratados como donzelas pela imprensa, pois a toda hora entram em saia justa. Como se aqueles ternos de alpaca, as gravatonas sedosas, os cabelos lambidos, os gestos estudados, o rosto bexigoso lembrasse alguma coisa do gênero que usa saia.

POR CONTA DE - A mais execrável e recorrente muleta dos textículos do atual estágio de ejaculação precoce da imprensa. Serve para costurar o incosturável. Quando o redator se mete em encrenca, não encontra uma solução para a frase tosca que escolheu, não sabe onde quer chegar, mas precisa inserir alguma coisa que ele pensa ser informação, então coloca por conta de, ou seu agravante, por conta de que.

DOIS A MAIS OU DOIS A MENOS - Usada nas estatísticas. Como são todas inventadas e servem para quem paga mais, então eles abrem uma margem politicamente correta, para mostrar como são relativistas e fiéis à realidade. Os índices são todos fajutos, mas parece que obedecem a uma lógica matemática sofisticada.

QUANDO NÃO HÁ INTENÇÃO DE MATAR - Morre gente paca todos os dias, vítimas de pessoas que são enquadradas como se não tivessem intenção de matar. Imaginem se fossem tomados pelo desejo de assassinar em série. Seríamos dizimados e no nosso lugar colocariam os chineses. Opa, isso já não aconteceu?

CÍRCULO VIRTUOSO - Inventada pelo Roberto Campos, que queria (e conseguiu) sucatear o estado brasileiro, que obedeceria a um círculo vicioso. O objetivo era entregar tudo na mão dos especuladores que, como se sabe, são pessoas que enfeixam as maiores virtudes do mundo.

SUPEROU A CRISE - As crises são campanhas de marketing que tem por objetivo veicularem notícias sobre sua superação. Na crise estamos há muito tempo, mas quando ela é anunciada, é sinal que vão nos tungar mais. Raparão os cofres para depois dizerem que pronto, pronto, já passou. A idéia é fazer você trabalhar de novo para ser roubado mais adiante, quando vier nova fase da eterna crise superável.

DISPOSTO A NEGOCIAR - Ninguém abre mão de nada e todos se envolvem na raivosa disputa do butim. Mas para a platéia é bom chamar o rosnar de dentes de negociação, porque pega bem e dá manchete.

PEDE PASSAGEM - Criada no tempo em que o pessoal do morro resolveu descer ao asfalto para mostrar o samba, virou epidemia. Nunca mais o samba deixou de pedir passagem. Resultado, não existe mais samba, pois quando a gente pede, não dão. Quem fica esmolando passagem acaba pagando pedágio e assim mesmo não cruza o umbral.

RETORNO - 1. Imagem desta edição: círculo virtuoso? Tirei daqui. 2. Comentário amplia o cânone: "Nei, outras duas que não aguento mais ouvir é GERADOR DE EMPREGO E RENDA e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Muito usado por políticos daqui quando querem justificar investimentos fraudulentos, ilegais, de empresários picaretas. Abraço Canga". 3. Mais uma grande contribuição: "Mestre Nei, acrescentaria mais duas: CHOQUE DE GESTÃO, que aqui no RS significa assalto descarado, e a quase debilóide epidemia de COM CERTEZA. Abraço Simch"

Nenhum comentário:

Postar um comentário