21 de outubro de 2009

O QUE NÃO CONSIGO ENTENDER


Não se trata do acervo infinito da minha ignorância, mas meu estranhamento diante da falta de lógica de alguns eventos pátrios. Não vale contra-argumentar que o Brasil é assim mesmo ou usar expressões como "está na cara". Eu realmente gostaria de entender.

MACONHA NO MARANHÃO - A notícia de que estão erradicando pés de maconha no Nordeste tem mais de 30 anos. Por que esse acontecimento é permanente? O Nordeste é do tamanho de Júpiter para ser impossível detectar as terras próprias para o cultivo da erva e definitivamente acabar com o plantio?

ARMAS PARA O TRÁFICO - Se todos sabem de onde vem as armas, quem são os traficantes, conseguem gravar a conversas dos caras fazendo negócios, se as armas são apreendidas, se há evidências que elas são compradas do Exterior ou dos acervos militares internos, por que tanta oh surpresa!diante do armamento dos bandidos? E por que eles continuam usando se arma não é pérola e ocupa um espaço físico razoável e por isso podem ser encontradas, bastaria um mínimo de logística, ou estratégia, ou seja lá o que for?

ACESSO AO DINHEIRO PÚBLICO - Gostaria de saber como uma verba de 100 milhões para combate à bandidagem carioca levará seis meses para ser liberada enquanto a conta do hotel em que ficou a comitiva presidencial nas eleições para a sede das Olimpíadas (4 mil reais a diária) é paga de maneira direta, sem choro nem vela? Como acontece o acesso ao dinheiro público? O sujeito que ocupa um cargo executivo vai lá e pega e gasta? Ou tem que solicitar antes? Falo também da grana preta dos trens da alegria da atual campanha eleitoral oficial ilegal – rimo de propósito, para chamar a atenção. Eles vão pegando?

PROVAS DO ENEM SEM LACRE - Descobriram várias caixas sendo carregadas sem lacre com as respostas do Enem de oito de novembro próximo dentro. A “transparência” das provas é praxe e já virou uma indústria, e só foi descoberta porque os ladrões envolveram a imprensa? E se pegaram as provas a descoberto numa só van, teriam outras em outros veículos? E se descobriram, por que desta vez não anulam novamente a prova?

ONDE ESTÃO OS TALENTOS VETERANOS? – A prefeitura de Florianópolis vai gastar 800 mil euros no cachê do tenor Andréa Bocelli para um show no final do ano. Por que não temos mais grandes cantores veteranos que valham isso? Ontem, no Jô Soares, vi Tony Bennet cantar aos 83 anos. Bocelli tem 51. Mientras tanto, Cauby Peixoto continua com seus vibratos inúteis, seus maneirismos. Há décadas ele esqueceu de apenas cantar. Sofre do mal brasileiro, o da performance. Perdemos Moacir Franco para os shows de humor. Só João Gilberto brilha, mas João não vale, João é gênio. Estou falando de grandes talentos, não de mestres.

BONECA TERESA CULTURAL - É a velha brincadeira das meninas dos anos 50: quando a coisa é conhecida, a garota pegava a barra do vestido e compunha uma espécie de cabeça falante que dizia: boneca Teresa, isso eu já sabia. Pois se todo mundo sabe o que é bom, do filme de primeira à música maravilhosa, do cantor magnífico ao artista plástico sem igual, por que esses horrendos gritalhões sertanojos são destacados, incensados, celebrados? E por que a TV continua passando só baixaria? E por que só lembram do Helio Oiticica quando queima todo seu acervo? E por que não mantém os dois ladrões do Masp na prisão? Se é um crime federal, por que anular o encaminhamento feioto até agora de crime estadual? Quer dizer que pode ir lá e roubar telas do Masp?

A CARGA DO HELICÓPTERO LIGEIRO - Se sabiam que o helicóptero não era blindado, por que mandaram os policiais militares lá? E se eles, que estavam dentro do helicóptero, sabiam disso, por que foram? E por que, sendo tão óbvio que houve negligência criminosa de quem deu a ordem, esse responsável, que pode ser no plural, não está preso? E por que acham que os soldados mortos no Rio valem menos do que as vítimas do metrô de Londres? O grande desastre da Carga da Briga Ligeira foi provocado por uma ordem dessas: colocaram os cavalos diante dos canhões. Contraria a lógica da guerra. Merece punição.

RETORNO - iMAGEM DESTA EDIÇÃO: David Hemmings olha e não acredita que terá de enfrentar os canhões russos na guerra da Criméia com sua cavalaria no clássico imperdível A Carga da Brigada Ligeira, de Tony Richardson, mais um feito desse ano de infinitas realizações que é 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário