4 de novembro de 2009

OS FORMADORES DE OPINIÃO


Os formadores de opinião tem a opinião formada. Eles dispõem de uma fôrma (precisa acento diferencial), dessas de plástico, que imitam patinho, e com ela pressionam a areia várias vezes, para fazer uma sucessão de patinhos. Sai então todo mundo fazendo qüém-qüém (só funciona ressuscitando o trema). Por exemplo: a ditadura foi só militar, não civil, e já acabou. qüém-qüém . As torturas de presos filmadas em Santa Catarina é um absurdo numa democracia. qüém-qüém . Isso é inadmissível no Estado de Direito. qüém-qüém . Até vir nova evidência de que continuamos sob a tirania. Aí a coisa se repete. Pode ser com outra forma: a de cachorrinho, por exemplo. Saímos da crise e estamos crescendo (é o novo milagre econômico). Au, au.

Os formadores de opínião tem pânico da opinião alheia, porque isso os desemprega. Para que ser pago para formar opinião se todo mundo é opiniático e caga e anda para o que os outros dizem (a não ser os onomatopaicos reprodutores de sons emitidos pelos formadores de opinião)? Sabemos que toda opinião é desnecessária, pois ela serve aos partidos. Para um petista, não apenas o universo conhecido, como todos os outros universos paralelos, tudo se resume a uma palavra: Lula. Digam o que disseram, haja o que hajar, como dizia o outro, nada escapa à presença maciça, hegemônica, imperdível, inenarrável, eterna do presidente Lula. Não adianta espernear, criticar, falar qualquer coisa, mudar de assunto. Tudo volta ao Lula. É como nos drogados: nada importa a não ser aquilo.

Fora de Lula, é o tucanato. Quem procura uma alternativa fora do Lula cai no FHC, no Serra. Tudo se resume ao Serra, ao Alkmin, ao FHC e, até antes do tapa, ao Aécio. Porque os tucanos isso e os tucanos aquilo. Não importa PMDB, PV, PQP, tudo é PSDB, ou seu clone, o PT. Então, para que opinião, se o que importa é cafungar? Tente dizer qualquer coisa sobre qualquer assunto. Serás avaliado se isso impede ou não da Dilma chegar à presidência, se participas ou não da imprensa golpista. O mais legal dos formadores de opinião é que eles mudam de opinião conforme a música, ou a caixa registradora.

Depende de quem paga e o cliente sempre tem razão. Se o FHC contrata um formador de opinião, este será FHC até o final dos tempos, ou melhor, da verba. Quando a coisa aperta, ou seja, o poder muda de mãos e o formador de opinião fica sem a bufunfa para o leitinho com conhaque, então é a hora da independência. Vimos isso a toda hora. Depois de anos e anos servindo ao tucanato, o grande formador de opinião agora meio que atira para todo lado, pois está sem pouso. Sua vítima atualmente é a internet, essa coisa horrorosa em que todo mundo mete a colher.

Basta comparar os textículos dos articulistas da imprensa pátria bem nutrida com os milhares de textos de qualidade que podem ser acessados pela rede e que são produzidos no estrangeiro, para ver como somos tacanhos em nossa mesmice. Não temos espíritos verdadeiramente livres, os que escrevem sem ser pagos pelos podres poderes. Temos formadores de opinião, ligados a ongs, a partidos, a governos, a corporações. Na outra ponta, temos os anárquicos irresponsáveis, os que falam merda e se divertem e que não mudam nada, apenas contribuem para ficar tudo como está.

Qual a solução? Desmoralizar os patinhos, os cachorrinhos, os vampiros de almas. Quebrar as formas, libertar e habitar o espírito. Grrrrrrrr.

RETORNO - Imagem de hoje: peguei daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário