17 de dezembro de 2009

OS SERES SUPERIORES


O Brasil perdeu a auto-estima, mas seus habitantes – não os confunda com “os brasileiros”, que são outra coisa – não. Todos são cabeças coroadas do Reino da Cocada Preta. Estão por toda a parte. Vamos a alguns exemplares:

ATRÁS DO VOLANTE - Moram nas cidades vazias dos filminhos publicitários dos lançamentos automotivos. Por isso negam a existência de quem está na frente, atrás ou dos lados. Ocupam todos os espaços. Entram em todas as brechas. Não esperam ninguém. Se fazem esperar até a medula do osso. Berram que você é um bosta. Estão acima da carne seca.

ATRÁS DO BALCÃO – Eles estão ali para provar que você é um deficiente,já que precisa de alguma coisa. E trouxa, pois se dispõe a pagar por isso. Só que as criaturas que os abordam não entendem que eles não estão ali para ganhar a vida, mas para execrar quem chegar no estabelecimento e levantar o dedo dando dicas de como você deve se comportar como consumidor. Isso em outra freguesia, claro, porque ali não tem nada para você.

A VOZ FANHA - Vimos como a ministra Dilma (foto acima)soprou o som metálico de sua voz fanha para dizer que a maior ameaça para o planeta, o nosso país e o desenvolvimento sustentável, é o meio ambiente. Essa postura bebe na fonte do analfabetismo titulado, em que as pessoas luminares dizem obviedades e abobrinhas num tom professoral e depois sacodem a cabeça afirmativamente em direção à platéia. È um sinal para que os mortais se apressem e atinjam as alturas da sua produção de pensamento.

OS INÉDITOS - O cara descobre a pólvora e anuncia sua descoberta aos quatro ventos. Não permite ser desmascarado, saber que o que diz ou faz já foi dito e feito antes, que ele não leu os livros básicos e que portanto deve se calar e ouvir em vez de se escalar para conferências e exigir que o mandem para o Exterior ensinar padre a rezar missa.

OS FORMADORES DE OPINIÃO - São criaturas bizarras pois evoluíram do estado vegetal que tomou conta da humanidade para algo grandioso, ou seja, a opinião verdadeiramente fundamental, que eles disseminam em artiguetes toscos, tratados como obras-primas da literatura universal. Seu público alvo são os rebanhos, que pagam para pensar igualzinho a eles.

OS VIZINHOS - Você não pode sair na porta da rua, eles é que saem na porta da rua. Não pode colocar seu carro na garagem, no mesmo instante eles colocam o carro na garagem, pois foram feito para isso, você é apenas uma contrafação. Eles sobem no muro para ver o que você está fazendo, tentam abrir sua porta da frente para mostrar que podem,e pintam as casas deles exatamente da mesma cor que a sua, porque eles é que são, você não.

OS COLEGAS - Chamam os outros de coleguinhas e se referem a esses com a expressão “existem uns tantos coleguinhas que...” Não existem concorrentes para essa raça de víboras. Se vier a reengenharia, são eles os reengenheiros, se eliminarem os postos de chefia, eles são os eliminadores dos postos de chefia, se implantarem um plano de qualidade, eles são os mais qualitativos.

OS CONVIDADOS - São o arroz-de-festa dos eventos. Pagam os tubos para tê-los em festivais, feiras, celebrações. Todos conhecem: são sempre os mesmos. Levantam uma grana sendo figurinhas carimbadas. Quem decidiu que só eles podem aparecer? Eles mesmos, com sua poderosas peças de marketing pessoal e seus ágapes com os poderosos, que impõem programas e comportamentos e assim concentram renda até nesse nicho de convites oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário