2 de março de 2010

MEDICINAS


Nei Duclós (*)

Os parlamentares britânicos decidiram que a homeopatia é perda de tempo e tiraram a especialidade do serviço público. Não faz sentido. Não existe charlatanismo maior do que a política, e no entanto ela domina a vida de todo mundo, muitas vezes à revelia da população. Ao contrário da homeopatia, que só é usada por quem quer. Os políticos alegaram que não se trata das 500 mil libras por ano que são gastas na oferta dessa medicina alternativa com mais de um século de vida. Mas porque seria incorreto envolver as pessoas numa enganação.

Para quem sofreu nas mãos da incompetência endêmica da alopatia para curar coisas simples como um resfriado ou pelo uso excessivo de antibióticos para tentar solucionar viroses ou alergias, essa medida é um desrespeito à memória e à saúde geral. É preciso lembrar que hoje há mais prudência no receituário da medicina tradicional graças à pressão da medicina alternativa, com a homeopatia à frente. O problema é que a poderosa indústria dos remédios invasivos não suporta qualquer sombra de concorrência.

Um equívoco comum sobre a homeopatia é que ela é uma espécie de terapia à base de ervas, que serviria apenas para desconfortos menos importantes. Passa-se assim por cima de uma ciência de resultados comprovados, tanto é que é adotada por milhões de pessoas em todo o mundo e tem um sem número de médicos dedicados inteiramente a ela. A homeopatia enxerga o paciente como um conjunto que, originalmente harmônico, entre em colapso. O mal que afeta um pulmão pode ter origem num desequilíbrio fora das certezas canônicas do poder incontestável dos homens de branco.

Homeopatia cura todo tipo de ameaça ao corpo humano. Depende apenas da competência do médico no uso da substância certa na dose certa. Como em qualquer nicho profissional, está nas mãos de quem entende. Hoje, tanto o roubo de patentes, como a disseminação de vírus concomitante à fabricação de vacinas específicas para o mal da moda, fazem parte de uma guerra. Erradicar a homeopatia é um lance desse conflito mundial que envolve bilhões em recursos financeiros.

É preciso desconfiar quando a arrogância pseudocientífica tenta limitar ao máximo os caminhos que levam à cura. Siga o dinheiro, dizem os romances policiais. Só assim poderemos achar a pista certa e os meliantes que estão por trás da campanha difamatória e da perseguição pura e simples.

RETORNO - 1. (*) Crônica publicada nesta terça-feira, dia 2 de março de 2010, no caderno Variedades, do Diário Catarinense. 2. A homeopatia foi criada em 1790 por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, portanto tem mais de dois séculos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário