19 de abril de 2010

NOVO TESTAMENTO


Nei Duclós


Se Deus fos­se um pe­sa­de­lo
a chan­ce de acor­dar se­ria o tem­po
e o gos­to de dor­mir a nos­sa igre­ja

Nin­guém po­de­ria com­ba­tê-lo
a não ser o so­nha­dor e sua teia
cer­can­do a ne­ve em in­cên­dio

Abra­ça­do ao lu­ar, vi­ria o pei­xe
nes­se ata­que fei­to de sur­pre­sa
e pás­sa­ros vo­an­do so­bre o ge­lo

Mas des­per­tar não se­ria Deus ex­pos­to
em car­nes pen­du­ra­das pe­lo sus­to
ou asas con­de­na­das à fri­e­za

O le­van­te se fa­ria em ou­tro pla­no
com o avan­ço da ma­nhã de se­da
de­sa­ban­do os ma­te­ri­ais do so­nho

Deus as­sim mos­tra­ria um no­vo ros­to
aber­to co­mo al­guém que vem de lon­ge
ocul­to pa­ra não per­der o fô­le­go


RETORNO - 1. Poema do meu livro "No Mar, Veremos" (Editora Globo, 2001) 2. Imagem desta edição: Jesus Cristo interpretado por Enrique Irazoqui no filme "O Evangelho Segundo São Mateus" (1964), de Pier Paolo Pasolini.

3. Estamos fechados com as Igrejas Cristãs do Brasil do Conic na sua nova Campanha da Fraternidade Ecumênica, contra a ditadura econômica do atual regime. Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24) http://bit.ly/afMZBm. Detalhes neste link. "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". É muito simples e muito radical.

4. Nesta época em que os chacais aproveitam crimes de padres católicos para desmerecer todo o trabalho da Igreja, e para debochar de quem tem fé, é bom que os demagogos, os prepotentes, os caluniadores, os falsos amigos fiquem atentos: as certezas de um ateismo ágrafo, que ignora a obra teológica de dois mil anos em função de um noticiário tendencioso (por destacar a acusação e reduzir o espaço da resposta), equipara-se à ignorância plantada pela ditadura.

São vasos comunicantes: a barbárie é de quem só enxerga o que já estava vendo antes da atual campanha. É claro que a Igreja católica é uma pedra no sapato da ditadura: quem poderá peitar os poderosos do dinheiro? É claro que essa tarefa não estará a cargo do covardes que atacam pelas costas, os neo-bobos de uma falsa correção política, os profissionais da ética de araque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário