27 de fevereiro de 2011

LUZES DE HENDRIX NO MEIO DA NOITE



No segundo texto resgatado da Ilustrada dos anos 70 da Folha de São Paulo, quando eu era redator e um dos jornalistas que cobriam os lançamentos de música, abordo um álbum duplo de Hendrix que contém sua obra-prima, Peace in Mississippi, que coloco junto neste post. Trinta e três anos depois, aqui está o trabalho, na íntegra. Na época, eu tinha 29 anos. Tempo, tempo, tempo...

Folha de S. Paulo – Ilustrada . 29.06.1978

NEI DUCLÓS

De todos os artistas que surgiram na época mais criativa da música pop — fim dos anos 60 — Jimi Hendrix é sem dúvida o mais amplo, o que levou mais longe as propostas do caos. Símbolo de uma fase onde a sensibilidade e a percepção avançaram depressa demais para uma sociedade ainda fechada e voltada para a destruição e a morte — Hendrix conseguiu provar que é possível reagir com grandeza à crise e à repressão. Pois enquanto a Juventude era afogada com sangue e era arrastada para o cinismo "normal" da sociedade, ele — e todos os artistas que contribuíram para a revolução — ajudou a desatar, pelo menos enquanto era ouvido, o nó terrível que nos condena à morte. A música largou os freios e desandou, como se uma poderosa bomba tivesse atingido a lógica mesquinha e Jogado para cima todas as emoções previstas, as idéias preconcebidas, a frustração cotidiana.

Infelizmente, por ser Identificado demais com um movimento social que teve também seus erros e suas regressões, multa gente deixou de prestar atenção à contribuição radical de Jimi Hendrlx para a evolução da música popular. Pois a má vontade contra a proposta Juvenil da paz e do amor serviu para classificar a música pop de barulho, e colocar ídolos como Jimi Hendrix na vala comum dos oportunistas que aproveitavam a "ligação fácil" dos Jovens para provocar sensações passageiras.

Mas, se essas pessoas resolverem escutar o álbum duplo "Crash Landing. Midnight Lightning". com músicas de Hendrix relançadas pela Warner na sua oportuna e multo bem produzida coleção "Momentos Históricos", alguma luz poderá surgir no meio da noite. Nesse álbum, além da maestria de Jimi na guitarra, pode-se notar que ele foi também um excelente compositor e vocalista que, a partir das raízes negras da música americana tirou o rock dos estreitos limites Impostos pela tradição do mercado, que só permitia faixas pequenas, solos previsíveis e ídolos comportados. Jimi rompeu com tudo, tirando não apenas sons de sua guitarra, mas criando climas, reproduzindo sensações reais e propondo novos vôos de percepção. Tudo num aparente clima de Improvisação, onde a continuidade ou o choque das notas pareciam nascer no momento em que eram tocadas. Ele, entretanto, estava preparado para a batalha, pois soube assimilar um riquíssimo passado musical, não só do blues mas também dos primeiros momentos do rock, como demonstra sua original Interpretação de Blue Suede Shoes, de Carl Perklns, e um dos grandes sucessos de Elvls Presley, que está Incluído neste álbum duplo.

A originalidade de Hendrix velo dessa poderosa síntese e da noção que ele tinha da sua época e das suas potencialidades: ele soube unir tudo numa linguagem pessoal e Intransferível que Já na época em que surgiu, ficou sendo uma espécie de marca registrada de uma revolução. E Incrível que Hendrix consegue ser, além de suave, tranqüilo, lírico ou Irônico, também solene como em Peace In Mississipi, onde o contraponto entre a base e o solo — ambos tirados da mesma guitarra — dá um tom épico à sua interpretação, como se fôssemos envolvidos por alguma marcha, por uma sensação só experimentada em clássicos como Wagner ou Beethoven.

Além das faixas Já citadas, o álbum contém Message to Love — onde Hendrix brinca com a escala musical num rock progressivo de Infinitas variações — Crash Landin g, Come Down Hard On Me, Wlth The Power, Stone Free Again, Capitain Coconut, Trash Man. Midnight Lightning, Hear My Train, Gipsy Boy. Machlne Gun — uma das faixas mais expressivas da suave violência de Hendrix — Once I Had a Woman e Beggings. Jimi é acompanhado, entre outros, pelo guitarrista Jeff Mironov. pelo baixista Bob Babblt e pelo baterista Alan Schwartzberg.


Para nossa felicidade, Hendrlx comparece também em outro álbum duplo da coleção "Momentos Históricos", ocupando todo o primeiro lado de "Woodstock Two", onde conversa com a platéia e Interpreta Jam Back at the House, Izabella, e Get My Heart Back Together. Com esse relançamento, quase dez anos depois de Woodstock, é oportuno também reavaliar a época do "sonho", onde tornou-se possível, por alguns dias, uma multidão reunir-se para viver em paz, para escutar música e para Influenciar o comportamento dos Jovens de todo o mundo. Pois é comum dizer que tudo resultou em nada, que a "alienação" contribuiu para o esfacelamento das propostas básicas e que tudo não passou de uma brincadeira multo bem aproveitada pelo sistema.

Não se pode negar, entretanto, que a partir de 1969, principalmente, época de Woodstock, houve uma evolução no comportamento social no ocidente — não estou falando em governos. Se o mercado aproveitou a onda para nos dar, por exemplo, a discotheque e o emperramento da percepção a favor do ritmo alienante, não se deve buscar as raízes do mal em Woodstock, ou em Hendrlx ou nos meninos que acreditavam na paz impossível. É importante olhar com boa vontade para um movimento de boa vontade e acreditar que alguma semente foi lançada no seco terreno das Idéias e dos sentidos e que ela está frutlficando. Naturalmente, a verdadeira inspiração daqueles momentos voltou a ser "underground", por baixo do pano e, não tenham dúvida, renascerá. Pois será multo mais fácil — agora ou nos próximos anos — ressugir alguma coisa depois do duro golpe que os anos sessenta conseguiram Impor ao mundo das gravatas e das pastas 007.

Além de Hendrlx. "Woodstock Twvo" apresenta Joan Baez cantando Sweet Sir Galaad; Crosby Stllls. Nash E Young com 4-20 e Marrakesh Express; Melanie com My Beautlful People e Birthay of lhe Sun; Mountaln com Blood of the Sun e Theme foran Imaglnary Western: Canned Heat com Woodstock Boogle e Audlence Durlng Sunday Rainstorm com Let The Sunshlne In.

RETORNO - Agradeço a Miguel Duclós por resgatar mais este texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário