17 de setembro de 2011

TUITAR É LUTAR


Nei Duclós

Sim, melhor seria continuar nos artigos, mas as frases curtas, incisivas, colocadas no ar e tendo retorno imediatao é mais sedutor. São no fundo palavras de ordem, agitprop, work in progress, tudo o que as vanguardas literárias e políticas queriam. Vivemos na sociedade do espetáculo. Precisamos da agilidade e da contundência na arena aberta das mídias sociais. É o que muita gente faz. É o que eu faço. Os artigos continuarão a sair. Mas agora vamos a uma seleta de frases do Twitter e Facebook. São conceitos pelo avesso, em sua maioria. Fingir entrega ao lugar comum para dar-lhe uma rasteira.

Nesta edição, reproduzo o debate que tive o privilégio de manter no Twitter com a inteligente, preparada, ética e bela Angela Albino (foto), deputada pelo PC do B e possível candidata à prefeitura de Florianópolis nas próximas eleições.


ANTI-CONCEITOS

Fora de série é aquilo que é multiplicado aos milhões. Imperdível é aquilo que deve ser visto pelos outros. Idiotia é o poder de mando dos ressentidos. Tomar posse é se apossar de tudo o que o cargo possui. Portal é onde as notícias limpam os pés. Apareço sim é um aperto de mão da indiferença. Para sempre dura até a esquina. Chegado é o cara que batem a carteira e ele não se dá conta. Melhor agora é quando lamentamos o súbito aparecimento do Outro.

Fica com Deus é blasfêmia de alcoviteiro. Ninguém mais ninguém menos é quando Deus ainda não tinha criado Adão. Nada mais chato para Deus do que um fundamentalista carola. Deus joga truco com os ateus. São mais divertidos. Sonho de consumo é ter pesadelo com a dona da rede de varejo. Dever de casa é quando jogamos video-game. Saia justa era quando os gregos aplicavam a lei. Boa notícia é quando os lagartos se recolhem.

Na hora em que eu perco a esperança, ela volta. Blogs são espaços autorais palmilhados pela liberdade. Teoria da conspiração é a evidência internada num hospício pelos criminosos. Deixa que eu pago o cafezinho é o único favor sobre a face da terra e custa caro. Pinta lá em casa é fala de comédia stand up. Talento é crime hediondo punido com limbo eterno. Quando o mediocre fareja o talento, demite.


CAIXINHA ÉTICA

Democracia é o sistema que permite que todos, indistintamente, roubem, desde que estejam no poder. Liderar pesquisa é adquirir voto no cartão de crédito. O pragmatismo político subornou o talento político de gerações que sofreram a marginalização e o exílio e as colocou no colo da bandidagem. Na hora da ética assumir o poder ela perdeu sua essência ao achar que poderia usar o caixa para atingir seus propósitos. Virou refém

Passeatas contra a denúncias de corrupção, comprovadas (tanto é que os ministros caíram) é mais do que conivência, é escravidão. Passe ao largo com sua arenga. Se nada te convence, é sinal que estás agindo de má fé. Um grupo de matadores assumiu as instituições e as leis e quer nos convencer que isso se chama democracia. Em outros países,claro.

O universo foi criado pelo ex. Só que o PIG ainda não fez essa denúncia. A obra mais importante do PT foi subverter as consciências que ofereciam as melhores chances para o país sair da lama. Não há amizade que resista quando você vê pessoas brilhantes defendendo a corrupção como se acreditassem na inocência dos facínoras

JOGO DO CAPITAL


Transformar crédito podre em receita para especular na bolsa, gerar crise e ser salvo pelo dinheiro público não é capitalismo. É assassinato. Abordar a crise como se fosse pecado cometido pelas nações e não esquema pré-moldado da indústria financeira não é análise. É conivência. Destruir as moedas nacionais em função de unidades monetárias submissas à especulação não é globalização, é assalto. Sucatear as indústrias nacionais colocando 1 bilhão de escravos chineses para gerar imitações baratas não é modernização, é barbárie.

O capital inventou o lucro, a lei inventou o emprego, a empresa inventou a demissão e o trabalho, a greve. Capitalismo é exploração em função do lucro.Revolução é exploração em função do prejuízo (nota: esta frase gerou o debate com Angela Albino, veja abaixo). Liberdade é o que foi enterrado para sempre na neve da montanha, sem deixar vestígios. Papiros em ruinas sugerem que ela seja real



DEBATE COM ANGELA ALBINO

Reproduzo a seguir a maior parte do debate que tive com Angela Albino, deputada pelo PC do B, que já foi candidata a prefeita e provavelmente será de novo. Ela aceitou uma provocação minha e veio a campo defender seus pontos de vista. Admirável! Se todos as pessoas que fazem política fossem assim. No entusiasmo, acabei falando mais do que minha gentil interlocutora, que interferiu com frases precisas, defendendo com brilhantismo seus pontos de vista, dentro dos limites de espaço do Twitter. Nossa conversa pode ser localizada nos perfis de @neiduclos e @angela_albino. Agrupei frases, editei para tornar mais claro o que ocorreu, já que a pulverização do twitter funciona on line, mas ao migrar para outra mídia, como é o caso deste jornal virtual, pode dificultar a leitura. Mas as opiniões estão aí.

NEI DUCLÓS - Capitalismo é exploração em função do lucro.Revolução é exploração em função do prejuízo.

ANGELA ALBINO
- Não há saída, então?

ND - Sim, o equlíbrio entre capital e trabalho. Foi tentado a partir dos anos 30 mas a barbárie destruiu a experiência. O equilibrio entre capital e trabalho gerou as leis trabalhistas e o estado social europeu. Essa solução política surgiu depois de 1917, quando os bolcheviques traíram a revolução democrática de fevereiro com um golpe. O grande inimigo hoje não é o capital, mas a indústria financeira, que é o capital especulativo podre, fake, anti-nação. A industria financeira descobriu que pode continuar imperando com a esquerda nos palácios. Tanto faz para ela. E não se trata de engessar o capital e sim despertar as forças sociais e econômicas por meio da busca do equilibrio social.

AA- Estou na reunião do Comitê Central e o eixo lógico é muito próximo dos teus argumentos, identificando no setor financeiro nosso maior desafio a ser enfrentado. Vivemos um tempo de trevas, diz Maria Conceição Tavares. Em 29, saída foi trabalhista e mais progressista. Lembra o dilema de Rosa Luxemburgo: socialismo ou barbárie.

ND - Mas socialismo é uma palavra contaminada pela radicalização, que no fim desaguou neste governo pró-banqueiros. É preciso desmontar a fonte do poder, que é o dinheiro da tunga da indústria financeira, que compra e corrói tudo. A corrupção faz parte da lógica desse sistema. A ruptura deve ser pacífica por meio da lei e da intervenção anti-corrupção.Mas quem vai colocar o guizo no pescoço do gato?Não pode é desmoralizar a experiência do equilibrio entre capital e trabalho chamando de reformismo. Violência não é virtude.

AA- Aliás, revolução não é sinônimo de armas: acredito que devagar e sempre se muda de fato.

ND - Para o imaginário dos ditos revolucionários, é. Essa é a fonte das acusações tipo PIG e golpismo. Sempre as armas

AA - Muita gente, até bem intencionada, confunde tática e estratégia. Mas quem não olha o mundo todos os dias e deseja transformá-lo? A mudança de fato só ocorre qdo encontra eco no coração do povo. Pode ser súbita ou de longo prazo.

ND
- A mudança de fato pode ser súbita, desde que se tenha o foco claro. Só que o sol já vai alto e muita coisa se tentou e falou e o resultado é o pior possível. O povo tem claro o problema, sente na carne e enxerga, num processo dialético básico. O que precisa mudar é a política. A mudança real deve começar na linguagem, na percepção do problema, no desmonte do discurso gerado pela opressão.

Essa é a síntese da conversa, que teve interferência de duas pessoas, uma delas trazendo os tuits para o varejão da política local, que prefeiro não reproduzir, pois não essa era a intenção original da conversa. Conversamos de maneira macro e não caímos no ramerrão partidário. Agradeci a conversa com a brilhante deputada.

ND
- Obrigado, Angela. Fiquei muito feliz com nossa conversa. Me sinto prestigiado como cidadão.

AA - Eu é que agradeço o debate. Tenho cada vez mais o twitter como uma ferramenta desnudante e democrática por excelência.


RETORNO - Perfis no Twitter: @angela_albino Florianópolis, SC - Mané tripeira, mãe de Leonardo e Isaac e avó do Vicente. Acredito em amor, trabalho e poesia.http://www.vermelho.org.br/sc

@neiduclos Florianópolis, SC, Brasil. Poeta, escritor, jornalista. (Uruguaiana, RS, 1948) Formado em História pela USP. Católico. www.consciencia.org/neiduclos

Nenhum comentário:

Postar um comentário