8 de outubro de 2011

ANTICONCEITOS NA REDE


Nei Duclós

Tenho criado anticonceitos para inúmeras realidades que se impõem na mídia e na cultura. Divulgo on line nas mídias sociais e resolvi fazer um pequeno balanço do muito que tenho aprontado. Vou colocar as frases na seqüência, sem ligação aparente entre si, mas elas funcionam como exercício de imaginação,denúncia e criação literária. Vamos lá:

Capitalismo é impedir que o mundo se alimente daquilo que vai ser desperdiçado. Socialismo é produto de prateleira. Casa Civil é onde a democracia pratica tiro ao alvo. Ministérios servem para gerar ministros. Pulverizar a carga aumentando o acervo de lombos chama-se gerar emprego e renda. Imposto é o que o lobo arrecada argumentando com o cordeiro. Quando há ideologia na parada, a propina tem mais grife. Povo é a generosa mesa posta da política.

PIG é quando flagram o roubo dos correligionários. Midia democrática é quando acobertam. Ficha limpa serve para limpar a ficha dos ficha suja. Movimento contra a corrupção é postar-se à frente da massa indignada para defender os parceiros da roubalheira. Reforma fiscal e tributária é criar impostos para tapar o rombo dos sucessivos roubos. Reforma Agrária é sustentar um instituto milionário que negocia terras e gera nova classe de latifundiários. Segurança é matar policial honesto de fome.

Educação é ser flagrado em venda de provas e fazer tsk tsk para o massacre nas escolas. Saneamento básico é direcionar o cano de esgoto da mansão para a mais bela praia do mundo. Democracia é usar o voto para passear em Paris. Campanha política cheia de críticas e promessas é o reconhecimento de que o candidato à reeleição cuidou de outras coisas. Quando um crime de corrupção comprovada prescreve, é a cidadania que ultrapassa a data de validade. Reforma política é internar muito político em reformatório.

Direito autoral no Brasil é grego. É possível enganar todo o povo todo o tempo, disse Lincoln. Esperem só uns cem anos, no Brasil. De tanto ver a virtude não dar lucro, tenho vergonha de ser honesto, disse o corrupto. Há alguma coisa de saudável no reino da Dinamarca, disse Hamlet. Mas será extirpada logo que descobrirem. Imaginem se os Dez Mandamentos fossem negociados. Um deles seria: Adorem o bezerro de ouro. Substituiria o Não Roubar. Supremo é o estágio do erro em forma de arte. Fisiologismo é estomalá dá cá.

O alegre retoço dos apresentadores de televisão em frente às câmaras é uma espécie de festa em família onde nós somos os cachorros. Os programas de TV são um teste para a indústria de babacômetros de alta resistência. Internauta é uma espécie de animal de estimação depositado em pequenas gaiolas na grade das redes de televisão.Horário nobre é o momento em que aristocracia expõe o pobrerio de maneira humilhante fingindo que ele pode fazer parte do andar de cima. Grade é onde as redes de televisão encarceram os telespectadores. Canais de TV a cabo são pessoas falando sem parar para platéias vazias

Crise econômica continuada em tempos de paz é um escândalo permitido por estadistas contratados pela indústria financeira. Influente é quem espalha influenza. Teto salarial é ótimo para construir uma cobertura. Estar conectado é a chance que temos de não falar com ninguém. "Ajuda externa" é o nome da chantagem. O mundo não acabará no fogo, mas no bocejo.

RETORNO – 1. Imagem desta edição: Mulher em frente do espelho, obra de Christoffer Wilhelm Eckersberg. 2. Crônica publicada no jornal Momento de Uruguaiana e acrescida de um parágrafo final com novos insights.

Nenhum comentário:

Postar um comentário