14 de outubro de 2011

SAGARANA 45: UM NOVO BANQUETE CULTURAL


Como é tradição aqui no Diário da Fonte, publicamos hoje a carta da redação da melhor revista cultural do mundo, a Sagarana, editada na Itália pelo escritor Julio Monteiro Martins. O número 45 (onze anos de revista), como sempre acontece a cada nova edição, está um assombro.

Caros amigos e amigas,

É com satisfação que anunciamos a presença on-line, a partir de hoje, do n° 45 da revista Sagarana – a edição que comemora o seu 11° aniversário – em língua italiana, no endereço telemático www.sagarana.net . Esta edição, dedicada à escritora “migrante” húngara-suíça Agota Kristof, falecida há pouco mais de um mês, apresenta três de seus contos e um trecho do seu romance Trilogia dela città K., com o título Campo minato.

Neste novo número publicamos diversos ensaios e artigos inéditos, I migliori tra di noi di Chris Hedges sobre os “indignados” e o movimento de ocupação de Wall Street; Sono Troy Davis e sono libero!, uma carta emocionante de um condenado a morte nos USA, além de ensaios recentes de Eli Pariser, Franco Moretti, Juan Goytisolo e de ensaios antológicos de Robert Musil e de Robert Walser, entre outros.

O Editorial desta edição, de Julio Monteiro Martins, La raccolta dela luce, propõe uma reflexão sobre o futuro da Itália, a gravidade das transformações das últimas décadas e a possibilidade de resgate e de mudança radical desta sociedade, inclusive na esfera cultural e literária. Em Narrativa temos a tradução inédita de um conto de Machado de Assis, Mariana, além de contos de Jack London, de Borges, o Incontro com la Hitlerjugend, de Marcello Venturi, Bahain, de Valerio Evangelisti e trechos de romances de Heirich Böll, Ascanio Celestini, Raffaele Taddeo, Jerzy Kosinski, além de uma passagem de um romance inédito na Itália, vencedor do Prêmio Pulitzer deste ano, Una visita dalla squadra dei picchiatori, de Jennifer Egan, com o título Objet Trouvé, numa tradução de Pina Piccolo, e aos textos já mencionados de Agota Kristof.

Em Poesia, uma tradução inédita de calendario lagunare, de Aimé Césaire, Parigi Ottobre 1936, de Cesar Vallejo, Tracce, do Prêmio Nobel de Literatura 2011 Tomas Tranströmer, uma poesia inédita di Kenneth Patchen e uma pequena antologia poética, La stella “op” organizada por Tomaso Pieragnolo e Rosa Gallitelli para este número de aniversário de Sagarana. Apresentamos também poesias inéditas de Ndue Ukaj, Hasan Atiya Al-Nassar, Jarmila Očkayová, Mia Lecomte, Božidar Stanišić, Omar Lara, Will Alexander e Carlos Barbarito. E temos ainda as poesias dos novíssimos autores presentes na seção Vento Nuovo.

Neste mesmo endereço telemático encontrarão a atualização da seção Il Direttore, com o conto Smafiamenti vari, de Julio Monteiro Martins. Esperamos que os ensaios, os contos, as poesias e os trechos de romances selecionados possam oferecer-lhes muitas horas de agradável leitura.

Cordialmente, A Redação de Sagarana.

RETORNO - Imagem desta edição: ilustração do artigo I migliori tra di noi, di Chris Hedges sobre os “indignados” e o movimento de ocupação de Wall Street

Nenhum comentário:

Postar um comentário