6 de março de 2012

CARTA DE CAIO F: "EU SEMPRE PENSANDO EM PINTAR"


Com essa carta curta, que tinha mais por objetivo me convocar para fazer parte de uma matéria para a revista Escrita, retomo a publicação da correspondência de Caio Fernando Abreu para mim nos anos 70. Ele estava passando uma temporada na praia no verão. (Nei Duclós).

" tramandaí 18.1.76

nei:

culpa na consciência. devia ter procurado você – para alegrar a mim mesmo. agitaçoes, piraçoes, dançaçoes, a tecla do til e do acento circunflexo estragada, como você já deve ter notado. o tempo indo embora. sempre.

não sei se san martin procurou você e te informou do assunto. em caso contrário, seguinte: não sei se você conhece uma revista de SP chamada “escrita”. bem, é uma boa revista. vagamente bunda-mole – mas que se há de fazer? eles mandaram me pedir uma matéria sobre o pessoal do “teia” e “há margem” (incrível observar como a coisa repercutiu lá em cima e aqui, niente). então eu to pedindo pra todos os participantes um pequeno depoimento por escrito, coisa entre meia e uma lauda. o que significou, em termos pessoais, a experiência, o possível prosseguimento ou validade desse tipo de publicação. o que pintar na sua cuca. você pode fazer isso?

outra coisa: meu prazo para fazer a matéria é até fim de janeiro. vou ficar aqui até justamente dia 30. então pediria a você que enviasse pelo correio ao meu endereço em porto alegre. meu irmão tá lá, vem nos fins-de-semana e traz correspondência. daí eu escrevo tudo aqui.

tive com levitan ontem em Atlântida. ele me deu notícias do seu “outubro”. fiquei contente. tudo dando certo. sem surpresa a censura ielesca. órgão do sistema é isso aí. san martin deu notícias suas, também. eu sempre pensando em pintar, mas difícil no meio de muitas insônias, amores malditos, alguns porres, quedas no poço com eventuais voos, desejos estranhos, vontade de cair da boca etc. etc. etc. fica sempre uma saudade do seu olho claro. e um verso na minha cuca, a propósito de muitas coisas despropositadas que tem acontecido: “antigamente os amigos não partiam de maneira tao fria”.

mas tudo bem. hoje tem lua cheia. o som do utopia foi lindo e o por do sol laranja. a casa vazia. uma túnica indiana e um pacote de omo no meu campo visual.

seu

caio "

RETORNO - 1. Pintar é aparecer, comparecer. 2. Cair da boca é se mandar, ir embora do lugar. 3. Mantive todos os erros de digitação, provocados pelo problema no teclado de Caio. 4. Utopia foi uma banda de grande repercussão e importância em Porto Alegre naqueles idos. 5. Teia e Há Margem foram duas publicações marginais coletivas produzidas e lançadas em Porto Alegre. 6. O verso a que Caio se refere é deste poema, do meu livro Outubro: INVEJA DO QUE EU FIZ (Nei Duclós): Inveja do que eu fiz/ quando o coração/ não era tão escuro/ e o espaço caminhado/ tão cheio de incerteza// Na cabeça não havia a raiva/ que me arruína/ e a mocidade não era/ tanta desventura//A voz era trêmula/ a mão sem cicatrizes/ e os olhos sabiam/ dos heróis que foram enforcados// Os amigos não partiam/ e ninguém abandonava as casas/ de maneira tão fria// Inveja dos versos que saltavam/ sem esforço/ do tempo que eu fui novo e prematuro/ nascido antes do inverno e suas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário