24 de maio de 2012

CORAGEM


Nei Duclós

A palavra precisa de coragem, assim como o coração, de silêncio

Não se iluda. Não pense que escapas só porque me desmascaras. Em cada camada vejo a Lua.

Vocês ficam de lado, nos dizem sempre. É quando aproveitamos para nos conhecer.

Qual é a senha? nos perguntam na guerra. Amor, respondemos inapelavelmente.

Inflei o balão do sonho. Fui te buscar, abandono.

Eu estava perto, estava chegando. Ai escorregaste, seda sem dono.

Volte à tona, portento. O céu está a pleno, tanto no outono, quanto na Crescente.

Estava por te salvar, quando cedeste. Nem precisou meu gesto. Tinhas a semente germinando em tua sorte. Ainda me darás abrigo, meu norte.

Quando crescer, quero ter crescido. Quando morrer, quero ter vivido. Quando viver, quero estar contigo.

Agredir para demonstrar liberdade é o sintoma mais explícito do laço. Estás perdida, viagem.


OÁSIS

Somos todas as pessoas, acima do namoro, dentro de uma nova cultura, a do sonho que se realiza na palavra intensa e em avalanche como contraponto à ruina.

Precisamos abandonar a percepção antiga de que dizer com todas as letras o que vai no coração em abandono seja algo feio, suspeito de ser uma facilidade bruta. É uma felicidade construída, que pode ser plena, pois, arrasados, tivemos de recompor cada nota desta sinfonia.

A beleza é um privilégio que merece todos os castigos de quem almeja tê-la em seus braços de areia. Nós, os escassos admiradores do espelho, os que cruzam o espaço proibido do beijo numa deusa.

Desistir de lutar pela beleza, seja ela quem for e o que aparenta, por medo ou vergonha: isso sim é feio.

Não se trata da "arte do Belo" como acontecia em séculos passados. Mas a soma de vivências a favor do que nos torna humanos.

Eu entendo. Esse jogo de cabra cega cansa. Mas tenho fé na força do verbo, a que inaugura espaços, de todos os tamanhos.


TRÊSPALAVRAS

Liberdade é dividir a esperança no caminho reinventado.

Terra é chegar ao destino que nos gera.

Paz é reconhecer no Outro a chama do gênio e a possibilidade do futuro.


RETORNO – Imagem desta edição: Ava Gardner.