12 de maio de 2012

JACK O MARUJO NUM TEMPO MAU


 Nei Duclós

Jack, o Marujo, nunca disse "bem vindo a bordo". E quando alguém diz, vai para a prancha.

O que é estibordo? perguntou a madame. É o oposto de bombordo, disse Jack o Marujo.

E como está o velame? perguntou o folgado. Posso te amarrar nele junto com o cordame, disse Jack o Marujo. Aí tu me diz como está.

Vamos sair em passeata contra a corrupção, disse a estudante. Quanto vão pagar? perguntou Jack o Marujo.

O senhor é um desavergonhado pessimista, disse a televisiva.  Eu apenas mudo de canal, disse Jack o Marujo.

Vamos lançar o kit-marujo, disse o político. Gostaríamos e convidá-lo para o lançamento. Vão ensinar os estudantes a capturar sereias? perguntou o capitão.

O senhor voltou muito engraçadinho, disse a madame. Melhor assim, se eu perder o humor vou jogá-la aos tubarões, disse Jack o Marujo.

Vou inspecionar a gávea, disse o fiscal. Não faça isso, disse Jack o Marujo. O encarregado do lugar morreu a semana passada e ainda não conseguimos tirá-lo de lá.

Falaram que tem um macho a bordo, disse a viajante. Tá falando com ele! gritou o papagaio.

O senhor acha que existe clima para personagens como o senhor, tão obsoleto? disse o vanguardista.  Claro que não, disse Jack o Marujo. Sou apenas a má notícia quando anunciam tempo bom.

Vai ser emocionante esta viagem, não vai? disse a deslumbrada. Vai, disse Jack o Marujo. Vou amarrá-la no mastro para descobrir a sensação.

Pensei que o senhor tinha amaciado coma Sereia, disse o Imediato. Se fosse assim ela teria me jogado fora do barco, disse Jack o Marujo.



RETORNO – Imagem desta edição: Richard Widmark e Bella Darvi em Hell and High Water , de Samuel Fuller.