23 de outubro de 2012

O TEMPO NO FUNDO DA REDE


 


Nei Duclós (*)

Narradores esportivos da era do rádio transformam cada detalhe do jogo num momento épico.  Para isso criam jargões que se destacam pela solene urgência de situações decisivas. Todos vibram com a voz do jornalista que soa como uma advertência: “O tempo passa!” É o desfecho que se aproxima, o título escapando pelos pés, o empate que não beneficia ninguém e o destino que se decide no miolo do drama, sob o olhar vigilante do cronista que sabe fisgar o público pelas palavras.

O que os ouvintes do rádio não viam antes de chegar a televisão eram as cenas imortalizadas em fotos que o jornalista Polidoro Junior colecionou ao longo de sua carreira e que são a essência deste livro. Trata-se de um mural dos eventos que se desenrolaram no Adolpho Konder, em Florianópolis, estádio que durou mais de meio século de vida e cedeu lugar a um Shopping Center nos anos 1980. Ao reportar este espaço sagrado do futebol catarinense, foi possível ir atrás de algo mais transcendente: a identidade perdida de uma cidade, que ainda pulsa sob o concreto dos prédios e avenidas.
Com seu paciente trabalho de coleta e seleção, o autor transforma esta sucessão de imagens num resgate do que o Brasil tem de mais precioso: a arte do futebol que empolgou os catarinenses e que representava a hegemonia do Brasil num esporte que veio pelas mãos dos ingleses e aqui se naturalizou. Baseado no valioso trabalho de pesquisadores, jornalistas e historiadores, Polidoro Junior apresenta, junto com seu acervo de fotos, a saga do estádio criado numa praia de elite e que atraiu todas as classes sociais. Emerge assim o assombro diante do domínio exibido pelos craques, a graça de participar de jogos empolgantes, e de se aproximar das estrelas que brilharam por várias gerações.

É muita coisa para se deixar à deriva. Foi preciso ir lá no fundo da rede do tempo, pegar a bola do momento inesquecível, e trazer, sob o olhar emocionado das arquibancadas, para o meio do campo. É como um final de campeonato, quando deixamos de ser um aglomerado de gente para nos tornarmos uma nação de verdade.


RETORNO -   (*) Apresentação do livro FUTEBOL, O JOGO DA MEMÓRIA: UM ESTÁDIO NO CORAÇÃO DA CIDADE, de Polidoro Junior, lançado dia 22 de outubro de 2012 no Hotel Majestic em Florianópolis, num evento de estrondoso sucesso. Além da apresentação, fiz a edição do texto. A caprichada produção visual e gráfica é de Luiz Acácio de Souza e a pesquisa de Ida Duclós. Fotos do vasto acervo do autor.. Na foto acima, o dia em que Pelé jogou no estádio Adolpho Konder, em 15 de agosto de 1972. Polidoro Junior é o menino que está olhando as chuteiras do Rei.