31 de março de 2013

MANOBRAS E PRIORIDADES



Nei Duclós

Ao seguir em linha reta, não avance como um homicida sobre quem está fazendo alguma manobra, como estacionar, cruzar o caminho ou dobrar a esquina.

Para evitar conflitos, aceite a negociação permanente no trânsito e lembre-se que tudo passa enquanto um acidente fica para sempre empatando sua vida.

Ao fazer uma gentileza, como dar vez a outro carro ou pedestre, quem vem de trás pode querer te ultrapassar e colher quem usufrui do seu gesto. Cuidado.

Não dê ré sem olhar a quem. Ré não é poder, é solicitação. É preciso que permitam tua ré. Não se imponha pois pode matar quem você não vê.

Quando se apressam em roubar tua vaga, não faça retaliações, como xingar ou estacionar trancando o intruso. Deixe passar. Há sempre um tiro de tocaia.

Se por acaso a pessoa estiver na contra mão aposte que ela precisa estar ali naquele segundo. Releve, não tente puni-la com teu espírito legislador draconiano.

Não despreze carros mal cuidados ou sujos ou que não são do ano. Pense que há gente dentro.

Ao sair ou entrar na sua garagem, não imponha seu carro trancando a via. Não és o rei da cocada preta para fazer isso.

Chegar é ceder. Distribua para os outros a razão que sobra em você.

Peça, jamais cobre. Agradeça, jamais faça cara de conheceu papudo.

Se estiver pedestre ou ciclista, não se impregne de todas as virtudes achando que dentro dos carros estão seu inimigos, por mais crimes de trânsito existam.

Se vir uma bicicleta ou alguém andando a pé, não se transforme num serial killer.

Guarde a macheza para quem te solicita entre quatro paredes. Serve para se sintonizar  com a delícia de outro gênero, não com o crime.


RETORNO -  Imagem desta edição: cena de Playtime, de Jacques Tati.