25 de maio de 2013

SONORIDADE E SÍNTESE NA POESIA



Nei Duclós

Poema é zipado,ou seja, concentra uma série de vetores em poucas palavras, mesmo quando é esparramado. O esparramo do poema é diferente da prosa, pois esta leva a algum lugar enquanto a poesia é o lugar em si. Mas o mais comum no verso é sua síntese e sua sonoridade. São meus critérios quando faço oficina com pessoas que querem exercitar a linguagem junto comigo. Sonoridade não significa apenas rima, pois rima lembra rima pobre, sintonias em “ar” ou em “ão”, clonagem de sílabas finais. Sonoridade é a complexidade da sinfonia, são sons afins que se combinam ou se excluem num jogo infinito de vozes.

Quando proponho mudança num poema alheio (sempre a pedido) cuido para que não haja pontas soltas, ou seja, estrofes que acabam em falso, sem fechar o círculo, deixando o leitor com uma sensação de desconforto. A escolha de palavras também precisa ter sonoridades que se cruzam no início ou fim dos versos. Consonâncias que criam encanto ou geram rupturas .Isso dá grande riqueza ao poema.

Evitar as repetições significa deixar de usar palavras diferentes para dizer exatamente a mesma coisa. Não quer dizer que a repetição seja proibida, desde que ela se justifique. Quando funciona como um estribilho ou um bordão, por exemplo, que serve para resgatar a ideia original do poema e levá-lo adiante até o desfecho. Quando você pega a embocadura, as soluções se multiplicam e você evita usar sempre as mesmas palavras para tentar criar coisas diversas.

É possível , com um vocabulário reduzido, fazer grande poesia. Mas é impossível, com uma poesia reduzida, usar qualquer vocabulário. As palavras servem ao poema e são seu corpo ao mesmo tempo. É partícula e onda simultaneamente, como a natureza da luz na mecânica quântica. Você usa a palavra que por sua vez é o próprio poema.

Parece complicado, mas o exercício literário fecundo nos impregna desses insights que se tornam parte de nós.

FAÇA OFICINA DE EXERCÍCIO DA LINGUAGEM COMIGO.
PROSA, POESIA, JORNALISMO, ASSESSORIAS.
Três meses de curso três horas por semana.
ESCREVA PARA  neiduclos@gmail.com


RETORNO - Imagem desta edição: eu fotografado por Ida Duclós.