16 de julho de 2014

SAGARANA 56: DESTAQUE PARA O POETA BOLONHESE ROBERTO ROVERS



"Caros amigos amigos e amigas,

É com satisfação que anunciamos a presença on-line, a partir de hoje, do n° 56 da revista Sagarana, em língua italiana. O link é www.sagarana.net .

A capa desta edição é dedicada ao poeta bolonhese Roberto Roversi, falecido recentemente, acompanhada de uma de suas poesias de forte compromisso social.

Este novo número contém também diversos ensaios e artigos: Uma entrevista exclusiva com o presidente do Uruguai Pepe Mujica sobre a felicidade, de Frank Iodice, “Preparandomi a esistere” de Fernando Pessoa, “La letteratura può cambiare la società” de Luiz Ruffato, “Riconoscere il reato di tortura”, de Alessandra Cesari, o sexto artigo escrito para nós com exclusividade pela Amnesty International Itália, “L’ultima lettera”, de Yeguine Koita e Fodé Tounkara, “L’insonnia di Kafka”, de Pietro Citati e “Paresi”, de Loretta Emiri.

Em Narrativa, além do conto “Una storia eretica”, de Branko Ćopić, uma tradução inédita com posfácio de Bozidar Stanisic’, apresentamos “Carcerato cresciuto dallo Stato”, de Jack Henry Abbott, “Sotto c’è dell’oro”, de Lucio Mastronardi, “La bellezza in arrivo”, de Elena Ferrante, “La signora Saeki”, de Haruki Murakami, “La rapina” de Richard Ford e outros: um inédito na Italia de Anna Kazumi Stahl, “Hiroko”, “L’onda”, de Emmanuel Carrère, “Sul tempo” de Bruno Arpaia e “Un bel corpo”, de David Foster Wallace.

Em Poesia, “Raccontano la loro sfortuna”, de Roberto Roversi, “Tenerezza”, de Vinícius de Moraes e a famosa poesia “José”, de Carlos Drummond de Andrade, que reflete seguramente os sentimentos do povo brasileiro neste período de melancolia e de reflexão. Em outra seção, Vento Nuovo, são presentes os contos de novos autores, além de trechos e contos extraídos de vários livros publicados recentemente na Itália, na seção Nuovi Libri.

Neste mesmo endereço telemático encontrarão a atualização da seção Il Direttore, com o conto Telecatch Montilla, de Monteiro Martins.

Esperamos que os ensaios, os contos, as poesias e os trechos de romances selecionados possam oferecer-lhes muitas horas de agradável leitura.

Cordialmente,
A Redação de Sagarana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário