2 de agosto de 2016

O QUE A RAZÃO DESCONHECE





Nei Duclós


Vi no Netflix O Homem Irracional (2015), de Woody Allen, em que um sujeito enojado de tanto saber filosofia parte para o crime inspirado em Dostoiewsky.Com Joaquin Phoenix e Emma Stone. A especialização do conhecimento leva a uma overdose de tédio, que procura uma saída. a transgressão. Bom.

Allen tem a capacidade de denunciar o vazio acadêmico casado com relacionamentos fracassados. A pose dos personagens e diálogos e a ingenuidade de quem se deixa envolver por um ambiente metido a besta reforçam a denúncia, mas o diretor acaba se confundindo com seu alvo. É tido como pedante, quando ele o execra.

Phoenix está patético fingindo que nem está ainda para as mulheres, quando passa o tempo todo no jogo pesado da sedução, com sucesso. Mas como é um ambiente cool, ele faz tudo para parecer o contrário. É como Tony Curtis em Some Like it Hot cercando Marilyn Monroe fingindo-se de impotente. Emma Stone é a aluna que não sabe com quem está se metendo, ou acha que sabe e acaba entrando numa sinuca de bico.

No fim, as referências de Allen não são a filosofia nem a literatura, que são só escadas, mas o cinema. Só que seus filmes funcionam como livros, como romances contemporâneos em ambientes intelectuais, que é um tema recorrente em vários autores de sucesso..

Já escrevi bastante sobre Allen, mas como ele não para de filmar, sempre temos algo a acrescentar. Menos mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário