27 de setembro de 2017

CAÇADA HUMANA: HIGH NOON NO SÁBADO À NOITE




Nei Duclós 

Caçada humana (The Chase,de Arthur Penn, 1966) é o avesso de Matar ou Morrer (High Noon, de Fred Zinemann, 1952), O xerife de Zinemann (Gary Cooper) precisa proteger a cidade do criminoso que está chegando de trem e desce na estação onde encontra seus comparsas ao meio dia. O  xerife de Penn (Marlon Brando) faz o contrário: precisa proteger o criminoso (Robert Redford), que chega clandestino de trem e se atira do vagão em movimento de uma ponte sobre o rio,  e que está sendo caçado pelo resto da cidade, entregue a uma orgia coletiva numa noite de sábado.


O criminoso de Zinemann é culpado mas cumpriu pena e saiu da cadeia para acertar contas com o xerife. O criminoso de Penn é inocente da acusação de assassinato e ao fugir foi forçado pelas circunstâncias a reencontrar a mulher (Jane Fonda), envolvida com um amigo de infância de ambos (James Fox). A mulher do xerife de Matar ou Morrer resolve deixá-lo mas se arrepende e volta para salvá-lo das mãos do criminoso. A mulher doo xerife de Caçada Humana (Angie Dickinson) fica ao seu lado e tenta tirá-lo do perigo, em vão. Os casais dos dois filmes acabam abandonando o cenário vazio da cidade no desfecho da tragédia.

Gary Cooper vence sozinho a gang, com a omissão de todos os cidadãos. Marlon Brando não pode com a cidade toda contra ele. Não consegue proteger o acusado e leva uma surra memorável e acaba perdendo a parada para os cidadãos armados e cheios de ódio e álcool. Penn quis refilmar a história de Zinnemann não mais nos termos do heroísmo dos anos 50, mas na desconstrução cultural dos anos 60. Era preciso mostrar a criminalidade das chamadas pessoas normais e o quanto um criminoso, mesmo assumindo sua vocação e destino, é também fruto de uma educação precária , da falta de sorte e da violência que amarga na prisão.

Gary Cooper é vitorioso mas retira-se abalado depois de jogar a estrela de xerife na poeira da rua e se retirar com a mulher (Grace Kelly) para longe. De cara inchada de tanto apanhar, Marlon Brando abandona a cidade onde conseguiu o cargo graças ao chefão local e alimentava a ilusão da fuga para um lugar tranquilo. Vai embora, assim como se retira lentamente de cena no final Jane Fonda depois de saber que seu namorado morrera nos incidentes da véspera, a noite de loucuras num ferro velho que foi incendiado pelos festeiros assassinos.

Não bastasse o elenco memorável de Caçada Humana, sem dúvida a obra prima de Arthur Penn, tem ainda Robert Duvall no papel de um marido traído, tímido, covarde, que ri como um psicopata quando faz uma revelação importante. É muita coisa para um filme só, disponível no Netflix. Um filme que vira do avesso um clássico lançado uma década e meia antes. Porque segue à risca a máxima de que todo filme é sobre cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário