23 de maio de 2018

MARATONA BROOKLIN NINE NINE


Nei Duclós

Os detetives da delegacia Brooklin Nine Nine citam e incorporam personagens, cenas, situações, referências da indústria do espetáculo, fazendo desta série genial um grande mural dos sucessos dos cinemas, televisões e teatros dos últimos 40 anos. Todas as cinco temporadas (2013-2017) estão no Netflix e quando chegou na quinta temporada a massa nas redes sociais levantou-se contra o fim anunciado dos episódios, obrigando a Fox a liberar mais uma, agora em 2018. É uma síntese multicultural humana, com protagonistas de várias tendências e origens.

Cada personagem é identificado pela obsessão por algum filme ou série, a começar pelo animador da turma Jake Peralta (Andy Samberg) que é fã incondicional de Duro de Matar. Peralta está na profissão porque se sente um Bruce Willis encerrado num edifício enfrentando poderosa quadrilha. Para manter o carisma do ofício, cria outros personagens a partir de nomes bizarros ou tirados de outros filmes. Tudo é motivo para êxtase e aventura para o jovem detetive, apaixonado pela sua companheira de trabalho, Amy Santiagoi (Melissa Fumero)m, com a qual mantém um relacionamento complicado por serem do mesmo ramo e trabalharem lado a lado. Seu fiel escudeiro é Charles Boyle (Joe Lo Truglio), um maníaco obsessivo por comida e sexo. Há ainda outros personagens como a irada Rosa Diaz (Stephanie Beatriz), entre outras figuras criadas por Dan Goor e Michael Schur.

O segredo é o timing alucinante dos diálogos que impõem uma ação eletrizante, e a intensa representação de tudo o que foi criado na arte audiovisual das últimas décadas. É principalmente uma série sobre cinema o tempo todo, em que a ação é pautada pela criação permanente de falas e personagens, onde tudo se resolve rapidamente para ser destacado a comédia de fazer chorar de tão engraçada, além da emoção do romantismo possível num tempo de mudança de papéis sexuais e transformações profundas. O chefe da delegacia é o homossexual negro , capitão Ray Holt (Andre Braugher), há um casal gay de terceira idade, cada um com um casamento hetero, e muitos outros coadjuvantes como a bruxa que persegue o capitão por não se conformar por ele ser gay ou o policial abutre que rouba o crédito das ações da delegacia.

Tenho me divertido muito. O ator principal, Andy Samberg, nascido em 1978, foi garoto prodígio na universidade americana fazendo curtas premiados. É ator, roteirista, diretor, ator. Os criadores da serei tem longa e proveitosa trajetória nos lugares onde valorizam e sustentam os profissionais da comédia e do espetáculo. Ou seja, há ambiente para se fazer algo tão pontual, tão hilário e tão cheio de referência como esta série que vale a pena seguir em maratona.


RETORNO - Quanto ao título 99 deve se referir às promoções do varejo em que tudo termina com os dois algarismos, significando que a delegacia é um local barato, pouco reconhecido mas que, surpreendentemente, funciona resolvendo todos os casos


Nenhum comentário:

Postar um comentário